quant
Fique ligado

Santo Tirso

Nova Unidade Local do Médio Ave vai agregar centros de saúde e hospitais de Santo Tirso, Famalicão e Trofa

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Na inauguração do novo Centro de Saúde da Trofa, a 10 de julho, as novidades foram muitas e a maior está na fusão, “a curto prazo”, dos Agrupamentos de Saúde de Santo Tirso/Trofa e Ave-Famalicão com o Centro Hospitalar do Médio Ave.

Desse processo vai nascer a nova Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave, que agregará os cuidados de saúde primários e hospitalares.

“Não temos perspetivas temporais, porque dependem da direção executiva (do SNS) e do Ministério, mas em parceria com o ACES do Ave-Famalicão e do Centro Hospitalar do Médio Ave já preparamos um plano de negócios por forma a mostrarmos à tutela quais seriam os objetivos que teríamos para as populações dos três concelhos”, revelou ao JA Nuno Carvalho, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Santo Tirso/Trofa.

Esta será uma das três novas ULS no Norte e servirá cerca de 280 mil utentes.

Presente na cerimónia que decorreu com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o diretor executivo do ACES Ave-Famalicão, Ivo Sá Machado, reconhece o “grande desafio” que tem sido este processo, que “ainda tem caminho para ser feito, mas que é o certo para servir melhor e com mais qualidade os utentes”.

Com a ULS, Ivo Sá Machado considera que há um “engajamento” dos cuidados de saúde, desde os primários até aos hospitalares, num trabalho “em linha”.

E no caminho para este fim, o ACES do Ave-Famalicão prepara-se para se capacitar, já em 2024, com dois novos edifícios “modelares e muito capazes de responder às novas exigências” que vão albergar as USF de Joane e S. Miguel-o-Anjo, com 12 mil e 16 mil utentes, respetivamente.

Está também prevista, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, “a requalificação do Edifício Urbana, onde existem três USF que totalizam 36 mil utentes”, que Ivo Sá Machado espera ver concluída “em 2025”.

“Vamos ter dois gabinetes de saúde oral, um em Joane e outro em Famalicão, no Centro Diagnóstico Pneumológico, que também será reabilitado. E também teremos um centro de diagnóstico integrado, com espirometrias e análises clínicas”, acrescentou.

Pode ler também...