Município homenageia combatentes da 1.ª Guerra

Para homenagear os combatentes da Primeira Grande Guerra Mundial, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão desafia familiares e amigos destes a ceder, a título de empréstimo, objetos que venham a integrar uma exposição.

Mais de um milhar de portugueses perdeu a vida na Batalha de La Lys, durante a Primeira Guerra Mundial, a 9 de abril de 1918. Para assinalar o centenário daquele que foi considerado um dos maiores desastres militares da história de Portugal, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai homenagear os “mais de 500 soldados, cabos, sargentos e oficiais famalicenses” que participaram neste combate.As comemorações decorrem a 9 de abril e têm como “ponto alto” a inauguração da exposição “A I Grande Guerra e a sua repercussão em Vila Nova de Famalicão”, para a qual a autarquia famalicense espera contar com a colaboração de familiares e amigos dos expedicionários naturais do concelho, desafiando-os “a ceder, a título de empréstimo, fotografias, cartas, uniformes, entre outros objetos pessoais dos combatentes para que venham a integrar a mostra”. Os objetos devem ser entregues até ao dia 23 de março, no Museu Bernardino Machado, local que acolherá a exposição. Entretanto, a Câmara Municipal já disponibilizou para consulta online, em www.vilanovadefamalicao.org, o nome dos mais de 500 expedicionários famalicenses que combateram na Batalha de La Lys.De referir que, para o dia 9 de abril, está também agendada uma Guarda de Honra com militares do regimento de Braga, na Praça 9 de Abril, espaço central da cidade que conta com um monumento de homenagem aos combatentes que tombaram na Primeira Grande Guerra Mundial. Segue-se depois a celebração de uma missa em honra dos combatentes, na Antiga Igreja Matriz. Portugal entrou na Primeira Guerra Mundial em março de 1916 e sofreu uma das maiores derrotas militares de sempre na Batalha de La Lys, considerada como “a Alcácer Quibir do século XX”.

Notícias relacionadas...

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização