quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Município de Famalicão distinguido com Selo Comunidades Pró-Envelhecimento

O Município de Vila Nova de Famalicão foi distinguido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com o Selo Comunidades Pró-Envelhecimento

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Município de Vila Nova de Famalicão foi distinguido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com o Selo Comunidades Pró-Envelhecimento, num reconhecimento público pelas políticas e boas práticas sociais relacionadas com a promoção do envelhecimento ativo junto da comunidade, nomeadamente com a recente criação do projeto das Academias Seniores no concelho.

Na edição de 2023 da iniciativa, que tem como objetivo reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstrem um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida, foram distinguidas 72 Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais.

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão fala num “reconhecimento do trabalho efetuado em prol da qualidade de vida da população famalicense, sobretudo, junto da terceira idade”.

Mário Passos explica que nos últimos anos a autarquia “tem desenvolvido um conjunto de políticas transversais e abrangentes para este grupo etário que fornecem condições para que se mantenham ativos e saudáveis tanto do ponto de vista físico, como psíquico”. 

Para além da dinamização das Academias Seniores, o autarca destaca ainda o programa “Mais e Melhores Anos”, “referência nacional pela sua amplitude e qualidade”, que promove o desporto, a saúde, o bem-estar e hábitos de vida ativa entre a população idosa, com orientação técnica.

Mário Passos aponta também a Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas e o projeto Palavras e Afetos de combate ao isolamento sénior como “outros bons exemplos visando a melhoria da qualidade de vida da população sénior famalicense”.

“Para nós, os seniores são cidadãos válidos e o seu papel na sociedade é determinante. Precisamos deles, da sua experiência, da sua sabedoria, da sua resiliência”, conclui o edil.

Pode ler também...