quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Missa solene e distribuição do Pão de Santo António passam para a Praça D. Maria II

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A missa solene em honra de Santo António e a distribuição do Pão Bento, dois dos momentos mais simbólicos das Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão, que decorrem no dia 13 de junho, vão realizar-se, este ano, na Praça D. Maria II, num espaço aberto, amplo e com maior acessibilidade para todas as pessoas.

A Capela de Santo António, situada na rua Alves Roçadas, há muito que se revelava pequena para acolher os milhares de pessoas que todos os anos assistem a estas cerimónias religiosas, verdadeiras referências da vivência coletiva.

Na Praça D. Maria II haverá lugar para toda a gente, sendo que será criado um espaço para pessoas com mobilidade reduzida.

Esta é uma das principais novidades do programa das Festas Antoninas que arrancam no próximo dia 7 de junho em Vila Nova de Famalicão, com um programa intenso com cerca de meia centena de iniciativas e atividades, entre costumes seculares e novidades contemporâneas.

São sete dias de festa abençoada pelo Santo António e marcada por inúmeras propostas culturais e desportivas que vão de encontro às várias gerações de famalicenses e aos muitos milhares de pessoas que visitam a cidade por esta altura.

Os concertos de entrada livre são um dos atrativos mais fortes da programação, David Fonseca atua a 9 de junho e Miguel Araújo a 11, na Praça D. Maria II, mas o que torna as Antoninas únicas e grandiosas é a forma genuína como que se revivem as tradições ancestrais e identitárias deste povo, com iniciativas como as marchas, o desfile etnográfico, os arraiais, a sardinhada e os saltos às fogueiras, entre outras.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “as Antoninas são as festas de Famalicão e dos famalicenses. São a homenagem de um povo a Santo António, casamenteiro e protetor dos pobres, mas são também o grande momento de afirmação da identidade e do orgulho da nossa terra e das nossas gentes.”

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...