quant
Fique ligado

Santo Tirso

Ministro do Ambiente inaugurou Parque do Verdeal (c/video)

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, inauguraram hoje o Parque do Verdeal, que une as freguesias de Vila das Aves e de São Tomé de Negrelos.

Avatar

Publicado

em

inauguração parque verdeal
Publicidade

Na cerimónia de inauguração deste novo parque de lazer com quatro hectares, Duarte Cordeiro considerou Santo Tirso “uma referência na valorização do espaço verde e na requalificação dos nossos rios”.

O governante defendeu que “este é o caminho de desenvolvimento necessário para os territórios, em particular para Santo Tirso”, destacando duas vertentes do projeto: “o usufruto público do espaço verde e a melhoria da qualidade da água do rio Vizela e das suas margens”.

Duarte Cordeiro sublinhou “o investimento de dois milhões de euros realizado na estrutura verde de acesso público em ambas as margens do rio Vizela e, ainda, os 1,7 milhões de euros na intervenção no rio Vizela, garantindo a melhoria da qualidade da água e do leito”.

“Para realizar esta obra, foram mobilizadas várias fontes de financiamento, desde o Fundo Ambiental, o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o Programa de Estabilização Económica e Social e, ainda, o próprio orçamento municipal, porque sem o Município isto era impossível de concretizar”, acrescentou.

Já antes, na sua intervenção, o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, havia realçado, precisamente, a cooperação das várias entidades envolvidas para a concretização do Parque do Verdeal, designadamente o Município, o Ministério do Ambiente, a Agência Portuguesa do Ambiente e as juntas de freguesia de Vila das Aves e de São Tomé de Negrelos.

Alberto Costa, que disse tratar-se de “um dia histórico”, lembrou que “a população reivindicava a construção deste parque há mais de três décadas”.

Destacou, também, o facto de o Parque do Verdeal passar a unir duas freguesias separadas por um rio. “Estamos, assim, a promover o sentimento de comunhão, não só com a natureza, mas também entre as populações de São Tomé de Negrelos e de Vila das Aves”, afirmou.

O autarca referia-se à nova ponte sobre o rio Vizela, com 220 metros de comprimento, que permite o prolongamento do Parque do Verdeal às duas freguesias.

Alberto Costa aproveitou a presença do ministro do Ambiente para apelar ao financiamento governamental da segunda fase do projeto, que prevê a construção de uma ligação pedonal e ciclável entre o Parque do Verdeal e o Parque Urbano Sara Moreira, numa extensão de sete quilómetros.

“Esta é uma obra de 2,5 milhões de euros que, para já, prevê financiamento exclusivamente municipal”, realçou o presidente da Câmara.

Anúncio

Em resposta a este anseio, o ministro Duarte Cordeiro deixou uma porta aberta a essa possibilidade. “O que queremos mesmo é motivar os municípios a criarem corredores ecológicos nos seus territórios”, disse.

Na cerimónia, que contou também com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, intervieram ainda o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, e os presidentes das juntas de freguesia de Vila das Aves, Joaquim Faria, e de São Tomé de Negrelos, Roberto Figueiredo.

Pimenta Machado enalteceu o investimento da Câmara de Santo Tirso na área do ambiente, destacando o facto de este ser “um dos municípios que estão no top 3 do combate às perdas de água”.

Joaquim Faria e Roberto Figueiredo destacaram, por seu turno, o papel desempenhado pelo presidente da Câmara no sentido de viabilizar a construção do Parque do Verdeal. “Agradeço a Alberto Costa por ter feito os possíveis e impossíveis para a sua concretização”, disse o autarca de Vila das Aves. “Este investimento traduz o caminho certo de fazer política” e é “um sinónimo de desenvolvimento”, considerou o presidente da Junta de São Tomé de Negrelos.

Pode ler também...