quant
Fique ligado

Santo Tirso

Metro do Porto poderá ter linha até Famalicão e Santo Tirso – Mentira de 1 de abril

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Publicamos esta noticia no dia 1 de abril e sim, esta era uma notícia para marcarmos o dia das mentiras e não corresponde à verdade.

Um pouco por todo o mundo, são muitos os que levam esta data muito a sério. Para esses, esta é uma ocasião perfeita para brincar com familiares, amigos e até com os colegas de trabalho, que são muitas vezes as pessoas mais à mão, enganando-os por diversão. 

Adivinhar qual a inverdade do dia publicada por sites e jornais é outro dos hábitos já instituídos.

As origens do Dia das Mentiras são incertas. Muitos investigadores associam, contudo, a data ao papa Gregório XIII, que em 1582 quis substituir o calendário juliano pelo gregoriano. O dia de ano novo passou a ser assinalado a 1 de janeiro, em vez do fim de março, embora na altura muitas pessoas continuassem a festejá-lo a 1 de abril.
Uma mentira que, segundo muitos, pode afinal ter dado origem à tradição de mentir nesta data.

O Metro do Porto poderá, em breve, estender-se ainda mais e chegar até Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso. Este avanço surge na sequência do projeto já aprovado e em andamento para o prolongamento da linha do ISMAI até à Trofa, uma medida que promete melhorar significativamente a mobilidade da área metropolitana e da região sul do Minho.

Com o sucesso das atuais linhas do Metro do Porto e a crescente procura por alternativas de transporte público eficientes e sustentáveis, a expansão da rede metroviária tornou-se uma prioridade para responder às necessidades da crescente população e do aumento da mobilidade na região. O projeto de prolongamento do ISMAI à Trofa deverá ser, apenas, o primeiro passo desta ambiciosa jornada rumo ao Norte.

Além de oferecer uma alternativa viável ao transporte individual, a chegada do Metro do Porto a Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso promete impulsionar o desenvolvimento económico e urbano das áreas circundantes, estimulando o investimento e facilitando o acesso a empregos, serviços e lazer para os residentes locais.

Apesar de não fazer parte da Área Metropolitana do Porto (AMP), Vila Nova de Famalicão pretende estreitar laços com o Grande Porto, tal como já foi referido por Mário Passos, presidente da autarquia, que chegou mesmo a ponderar o pedido para integrar a AMP.

A nova linha, denominada “Turquesa”, faz parte das prioridades do novo Governo, nomeadamente de Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas, que tem como objetivo incluí-la no PRR. O valor estimado do projeto é 376 milhões de euros.

Em atualização.

Pode ler também...