quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Mário Passos faz parte da nova Comissão Executiva do Eixo Atlântico

A 32.ª Assembleia Geral do Eixo Atlântico decorreu a 1 de fevereiro, em Famalicão, tendo como inspiração Camilo Castelo Branco. Esta reunião juntou, em Seide São Miguel, autarcas e alcaides do Norte de Portugal e Espanha.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A 32.ª Assembleia Geral do Eixo Atlântico decorreu a 1 de fevereiro, em Famalicão, tendo como inspiração Camilo Castelo Branco. Esta reunião juntou, em Seide São Miguel, autarcas e alcaides do Norte de Portugal e Espanha.

Este encontro teve como propósito a eleição da nova comissão executiva da associação transfronteiriça, agora liderada por Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e da qual também faz parte Mário Passos.

O presidente do Município de Famalicão mostrou-se agradecido pelo trabalho do autarca bracarense Ricardo Rio, anterior presidente da direção do Eixo Atlântico, e garantiu que os novos órgãos sociais vão reforçar o trabalho da promoção do “enorme potencial económico, social e demográfico” do território.

Somos dois territórios com muita proximidade, com uma identidade muito próxima, que conseguiu encontrar pontos comuns ao longo de mais de três décadas. Assumimos este desafio com a ambição de dar continuidade ao trabalho desenvolvido”, referiu, por sua vez, o novo presidente do Eixo, Luís Nobre, que anunciou prioridades para a associação a ferrovia, as infraestruturas aeroportuárias, o reforço de competências no domínio da economia azul e a transição energética e digital.

Esta assembleia contou ainda com a apresentação do relatório de gestão política dos últimos quatro anos, a aprovação do programa de orçamento da associação para 2024, com valor de 4,8 milhões de euros e o processo de adesão de Fafe ao Eixo. A associação é agora composta por 42 cidades.

Foi aprovado um orçamento de mais de quatro milhões de euros e com a incorporação de Fafe somos já 42 membros. Só este ano temos já sete candidaturas aprovadas a fundos europeus, o que garante uma boa gestão do programa e uma boa saúde financeira. A conclusão é que o Eixo Atlântico se fortalece a cada dia”, completou o Xóan-Mao, secretário-geral do Eixo.

Íris Vaz/C.V.

Pode ler também...