quant
Fique ligado

Santo Tirso

Linhas Nutricionais: “O que é a Neofobia Alimentar?”

Avatar

Publicado

em

Publicidade

As nossas preferências alimentares são influenciadas pela nossa predisposição genética, mas poderão ser modificadas pelas experiências e pelo ambiente envolvente.

Segundo Raudenbush, a neofobia alimentar é definida como “a rejeição de alimentos que não sejam familiares sem os provar” ou seja, é a recusa a novos alimentos sem intenção de os experimentar.

Esta relutância em provar novos sabores fica mais acentuada a partir do primeiro ano de vida, na fase em que a criança inicia a deambulação. Este facto é uma vantagem evolutiva que a protege de uma possível exposição a alimentos tóxicos.

Sendo um mecanismo defensivo, pode levar o indivíduo a uma menor diversidade alimentar, podendo desencadear desequilíbrios alimentares e nutricionais.

De acordo com alguns estudos científicos a neofobia alimentar é condicionada pelo tipo de alimento. Verifica-se uma maior neofobia alimentar com a carne, vegetais ou frutas. Por outro lado é menor, com doces ou alimentos ricos em gordura.

Assim sendo, é pertinente a implementação de estratégias, como a participação das crianças na escolha e elaboração de refeições saudáveis e equilibradas, que permitam uma diminuição da neofobia alimentar, para que estas cresçam com hábitos alimentares diversificados e se tornem adultos saudáveis.


Cátia Ramalho (3586N)
Nutricionista


Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...