quant
Fique ligado

Santo Tirso

Lavadouros de Monte Córdova requalificados

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, inaugurou, esta terça-feira, a requalificação dos lavadouros de Monte Córdova, projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, inaugurou, esta terça-feira, a requalificação dos lavadouros de Monte Córdova, projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem. O investimento foi de 112 mil euros.

“É um património único com um grande valor simbólico para esta freguesia e para o concelho que, agora, não só é preservado, como ganha dignidade”, explicou Alberto Costa durante a inauguração que decorreu junto ao lavadouro da Fonte da Silva, um dos mais utilizados.

No mesmo sentido, Andreia Correia, presidente da Junta de Freguesia de Monte Córdova atestou que “a recuperação dos lavadouros salvaguarda uma tradição muito enraizada, com utilização até aos dias de hoje”.

Já Luís Ribeiro, vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2017, mostrou-se satisfeito com o resultado final e disse estar “feliz por acreditar que o projeto pode acrescentar valor à freguesia funcionando, numa vertente lúdica, como ponto de paragem para percursos de caminhada, ou, numa outra vertente, como tanque de abastecimento para os bombeiros, em caso de necessidade”.

No total de 11 lavadouros foram recuperados nove, localizados em Morca, Cortegosa, Bouçainhas, Cabanas (dois), Espinheiros, Santa Luzia, Hortal e Fonte da Silva. O elevado estado de deterioração de dois deles não permitiu intervenção.

Os trabalhos de beneficiação envolveram a recuperação integral da cobertura da estrutura de suporte, a melhoria do sistema de rede de drenagem de águas pluviais bem como a recuperação dos degraus de acesso e recuperação de muros.

O investimento por parte da Câmara Municipal de Santo Tirso foi de 112 mil euros.

O Orçamento Participativo Jovem foi lançado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em 2014, com o objetivo de reunir opiniões e contributos da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e perspetivas.

Desde 2018, os vencedores são escolhidos, exclusivamente, por jovens entre os 12 e os 30 anos, residentes ou estudantes no concelho, através da plataforma www.opjst.cm-stirso.pt, contando com um orçamento disponível de 120 mil euros.

Pode ler também...