quant
Fique ligado

Santo Tirso

Lançada primeira pedra no Centro Social e Paroquial de Vilarinho

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Com o projeto aprovado no âmbito do PARES, em 2021, o Centro Social e Paroquial de Vilarinho, em Santo Tirso, lançou, a 16 de março, a primeira pedra da ampliação do edifício.
A iniciativa partiu da direção da instituição, liderada pelo padre Felisberto Capela, para responder ao aumento da procurar e dar viabilidade financeira à instituição.

A obra permitirá aumentar o número de vagas e trará consigo outro tipo de valências, com vista a reforçar a qualidade dos cuidados prestados. “Atualmente, temos em centro de dia 20 lugares e vamos passar a ter 30, enquanto no serviço de apoio domiciliário temos 26 e vamos aumentar para 30 também. A grande diferença é que agora recebemos comparticipação da Segurança Social por 16 utentes em centro de dia e dez em serviço de apoio domiciliário (SAD) e passaremos a receber por 26 em centro de dia e 26 em SAD”, explicou o padre.

O programa PARES financia 350 mil dos 800 mil euros necessário para executar a empreitada. O restante montante está a cargo da própria instituição, que também contará com o apoio da Câmara Municipal, que, face ao aumento da inflação, duplicou o valor inicialmente prometido, para 200 mil euros.

“Enquanto presidente da Câmara, fico muito satisfeito por podermos ajudar e fazer parte da história deste centro social. Deixo também uma palavra de agradecimento aos colaboradores que, mesmo com as condições atuais, exíguas e difíceis, trabalham com paixão e carinho pelos utentes”, referiu Alberto Costa, presidente da autarquia, que também não deixou de elogiar Felisberto Capela, a quem gaba “a coragem” por avançar com um projeto desta dimensão.

Com os eventos que têm promovido, o Centro Social e Paroquial de Vilarinho angariou por “volta de 150 mil euros”. Segundo Felisberto Capela, serão necessários mais cerca de 200 mil euros para cumprir todas as obrigações financeiras da obra.

O prazo de conclusão da obra está previsto para março de 2025.

Pode ler também...