quant
Fique ligado

Santo Tirso

Jovem designer tirsense mostrou colecção no Portugal Fashion

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O jovem designer tirsense João Sousa, mostrou hoje no dia dedicado ao Bloom do Portugal Fashion a sua coleção primavera/verão 2019 com o nome de “Filhos do Lago” traz o Inle Lake, Birmânia.

“O Inle Lake, na Birmânia,é muito mais que uma atração turística, é mais que um lago de água doce, é mais do que fauna, flora e vida selvagem. É um estilo de vida, uma cultura, um rendimento que cada vez mais se torna ameaçado pelos agricultores de jardins flutuantes e pelo lodo criado pelos mesmos.”

É aqui que trabalham os “Filhos do Lago” (pescadores Intha), cuja técnica piscatória é utilizar o pé para controlar o remo para que, com as mãos disponíveis, possam caçar os peixes através de grandes redes cónicas. O trabalho fotográfico de David Bazar, de 2011,  registou a arte dos Intha, e ainda a ameaça constante a que estão sujeitos – a redução do lago devido à agricultura flutuante e à criação de lodo criado pela mesma e a indústria ao redor do lago. 

As propostas de Sousa refletem não só o estilo de vida dessas referências como a ameaça aos mesmos, numa apresentação que tem tanto de primavera/verão como de mensagem reivindicativa, traduzida no largo recurso a redes – tanto como acessório, quanto como elemento da silhueta -, mas também com detalhes ligados à água, numa seleção de itens pintados a mostarda, branco e pormenores azuis.


João Sousa nasceu a 10 de Junho de 2000.
Em 2015, e com apenas 15 anos, rumou à grande cidade, Porto, onde começou os seus estudos em Design de Moda através da formação na Escola de Moda do Porto. 

 Esta aprendizagem levou a apresentar uma Prova de Aptidão classificada com um 18 e elogiada pelos jurados internos e externos. Teve a oportunidade de estagiar para a empresa de Denim Heavy Jeans e desenvolver algumas peças da coleção de Inverno 2018 e Verão 2019.

A moda é uma vertente que admira imenso desde criança, vindo de uma família que está ligada à área tanto em produção, fotografia, passerelle e organização de eventos.

A parte criativa é algo que o entusiasma, o transforma mesmo, tanto a desenhar como a escrever. Teve a oportunidade de participar em diversos concursos nacionais tais como Namorar Portugal e Vestido de Chita.

Em 2017 tornou-se um dos 10 finalistas do Concurso Internacional Paulo Ribeiro by Pizarro e em 2018 vence o seu primeiro concurso, um dos mais importantes em Portugal, os “Novos Criadores PFN” que o levará a apresentar a sua primeira coleção no Bloom.
Ainda esse ano torna-se um dos 20 finalistas do concurso de Denim da Troficolor com o seu projeto.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...