https://emac.autosolucoes.pt/

INAC apresenta “Obras Sobrepostas”

“Obras Sobrepostas”. Assim se chama o espetáculo de circo contemporâneo que o INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo vai apresentar na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, pelas 18h30, na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão.

A apresentação, com entrada livre, resulta do projeto homónimo promovido pelo INAC em parceria com a Fundação Cupertino de Miranda e a APPACDM – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão de Famalicão, vencedor da última edição da iniciativa “Programar em Rede”, promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e que disponibiliza uma verba até ao máximo de 10 mil euros para financiar um projeto cultural, que seja apresentado em rede por várias entidades do concelho.

“Obras Sobrepostas” é um projeto de cunho artístico-pedagógico que visa agregar as diversas entidades socioculturais envolvidas, com o intuito de difundir o surrealismo, movimento artístico que integra a história local, por meio das práticas circenses inspiradas nas obras de Mário Cesariny e Cruzeiro Seixas, para a construção de novas formas de diálogo, produção artística e formação de público.

O projeto engloba iniciativas como visitas guiadas e inclusivas à Fundação Cupertino de Miranda, aulas de laboratório de pesquisa e criação, a apresentação deste espetáculo de circo contemporâneo e a elaboração de uma obra plástica inédita.

Recorde-se que o “Programar em Rede” foi lançado pela autarquia famalicense em 2016 através do Conselho Municipal de Cultura e tem como objetivo envolver vários agentes culturais do concelho na concretização de um evento que se diferencie pela inovação e criatividade, pela capacidade de articulação de meios, pela mobilização e atração de público e pela descentralização da atividade cultural.

Leia também...