Auto Soluções

FORAVE inaugura laboratório aberto à criação e inovação

A Escola Profissional FORAVE inaugurou esta quinta-feira, 13 de outubro, o ContiLab3, um FabLab equipado com tecnologia de ponta para os alunos desenvolverem competências na área da robótica, da prototipagem 3D e mecatrónica, com tecnologia similar à usada na indústria 4.0. O novo laboratório foi comparticipado pela Continental-Mabor.

Este laboratório acrescenta capacitação ao ecossistema empreendedor do concelho, e “prepara e motiva os estudantes para a indústria, para a inovação e para a tecnologia, que é o caminho para o futuro” realça a propósito o vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima, que esteve acompanhado por Pedro Carreira, Presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor na inauguração do espaço.

“Como escola profissional, temos feito investimentos na área tecnológica e este laboratório permite-nos juntar no mesmo espaço um conjunto de equipamentos que poderão ser utilizados não só pelos nossos alunos, como pela comunidade, para a experimentação na área da mecatrónica, da Robótica, da impressão 3D, e por empresas, nossos parceiros estratégicos” apontou Manuela Guimarães, diretora da escola profissional FORAVE.

O ContiLab3 – Space Maker é uma ferramenta que já está disponível para os alunos e que ilustra o portefólio da candidatura apresentada pela FORAVE para o acolhimento de um Centro Tecnológico Especializado (CTE) no âmbito da eletrónica e automação. O processo ainda está em curso e está a ser desenvolvido em articulação com o Município de Vila Nova de Famalicão, no qual é vincado o facto do concelho ser um território com identidade empresarial, com quadros de pessoal altamente qualificados, talentosos e criativos, capazes de contribuir para os novos desafios da indústria.

Refira-se que para além da inauguração do novo laboratório dedicado à criação e inovação, a FORAVE fez também a entrega de diplomas aos alunos que concluíram o processo de formação no último ano letivo.

Leia também...