quant
Fique ligado

Desporto

Festa rija no regresso do Famalicão à 1.ª Liga (c/ vídeos)

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Vinte e cinco anos depois, o Futebol Clube Famalicão garantiu a presença entre os grandes. Depois de uma época preparada ao pormenor, sustentada por um elevado investimento de quem viu no clube potencial de Primeira Liga, os azuis e brancos conseguiram assegurar o objetivo a três jornadas do fim.

No domingo, 28 de abril, depois de uma vitória condimentada por um resultado folgado de 4-1 diante do aflito Vitória de Guimarães B, foi no sofá que a equipa do Famalicão viu confirmada a subida de divisão.

E do sofá os famalicenses saltaram para a festa, que se fez por toda a cidade, mas com concentração em dois locais. Primeiro junto ao estádio municipal, onde as primeiras emoções extravasaram, com abraços, bandeiras ao vento, champanhe a voar e fumo azul e amarelo a pintar o cenário da festa.

O Futebol Clube Famalicão vai conviver entre os melhores do futebol português pela sétima vez na sua história. Há quem recorde os momentos vividos na 1.ª Liga e os anos difíceis que se seguiram até à concretização de um sonho que, para muitos céticos, seria impossível sequer equacionar. Por isso, a vitória tem ainda um mais – e melhor – sabor.

A fidelidade dos adeptos é uma das características que deram a este clube estatuto de exemplo, mesmo jogando em divisões secundárias. As sucessivas enchentes e presenças nos tops de assistência dão igualmente ao Famalicão argumentos para estar na Primeira Liga.

“Dificilmente, se encontra adeptos como os que temos em Famalicão. Por isso, eles merecem um grande agradecimento”, sublinhou Chico, ex-jogador e atual diretor desportivo do clube, que confessou ter vivido “o momento mais feliz da vida profissional”, no domingo.

Defendi, guarda-redes dos famalicenses, fez questão de frisar que “a conquista também é dos adeptos, que apoiaram a equipa o tempo todo”, augurando mais adeptos na próxima época, com a visibilidade da Primeira Liga.

A festa estendeu-se pela noite dentro, já nos Paços do Concelho, onde a comitiva azul e branca foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e por milhares de adeptos.

Com o Famalicão na Primeira Liga, o Norte do país vê fortificada a sua posição no maior escalão de futebol português e do Minho serão cinco as equipas representadas, com a equipa famalicense, o Sporting de Braga, o Vitória Sport Clube, Moreirense e Gil Vicente.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...