quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão a uma semana do arranque

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Numa altura em que a maioria dos portugueses regressa a casa depois das férias, Vila Nova de Famalicão convida a fazer as malas e a entrar numa viagem pelas tradições e pelos sabores e saberes mais típicos do nosso país à boleia de mais uma edição da Feira de Artesanato e Gastronomia. 

A 38.ª edição do evento, organizado pelo município famalicense, decorre de 1 a 10 de setembro, com perto de uma centena de expositores representativos do artesanato e da gastronomia portuguesa e com nomes como Paulo Gonzo, Aurea e Zé Amaro a compor um intenso e diversificado programa de animação popular.

O autarca famalicense, Mário Passos, fala em “dias de grande animação, naquela que é uma das maiores e mais importantes feiras de artesanato e gastronomia do Minho, que é inquestionavelmente um cartaz turístico-cultural de referência nacional”.

Recorde-se que o certame abre portas este ano com um aumento do número de expositores e de artesãos e produtores certificados. Depois de em 2022 ter contado com perto de 70 expositores, este ano o certame aproxima-se da marca da centena de participantes. Chegam dos vários pontos do país – distritos de Braga, Porto, Faro, Coimbra, Aveiro, Bragança, Portalegre, Viana do Castelo, Setúbal, Lisboa, Leiria – para representar artes, sabores, ofícios e tradições representativos da portugalidade, num evento que tem como ponto forte o trabalho ao vivo dos artesãos.

Animação é coisa que também não vai faltar ao longo dos dez dias do certame, com espetáculos musicais diários para todos os gostos.

Para além de Paulo Gonzo (3 de setembro), Aurea (5 de setembro) e Zé Amaro (7 de setembro), vão ainda pisar o palco da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão, Cristina Claro, Renata Braga, Costinha, Sérgio Mirra, a galega Uxía, entre outros nomes. 

Pelos dois palcos do evento vão passar perto de duas dezenas de artistas e grupos de Vila Nova de Famalicão, o que reforça o papel da Feira de Artesanato como um palco privilegiado também para a promoção e divulgação dos projetos artísticos locais. 

Recorde-se que a Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão tem entrada gratuita. É o primeiro ano que a iniciativa vai tirar total partido da renovada Praça Mouzinho de Albuquerque, também conhecida como o antigo campo da feira semanal. 

Em 2022 passaram pelo evento mais de 100 mil pessoas. 

Programa da edição deste ano da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão disponível para consulta em www.famalicao.pt.

Anúncio

Pode ler também...