quant
Fique ligado

Notícias

Famalicão vai elaborar Plano Estratégico 2022-2030 com amplo programa participativo

Os “Dias de Famalicão.30” vão decorrer entre 26 de março e 30 de abril

Avatar

Publicado

em

Publicidade

“Como desejaria que fosse Famalicão em 2030, para que seja o lugar ideal, o seu lugar do futuro?”. A pergunta aos famalicenses dá o mote para a elaboração do novo Plano Estratégico do município 2022-2030 para alinhamento da estratégia municipal face às prioridades e recursos das estratégias internacionais e nacionais, nomeadamente os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS” e o novo ciclo de programação europeia.

O Famalicão.30 será o resultado de um amplo processo de participação comunitária que vai colocar os agentes do território dos mais variados domínios a pensar na melhor estratégia para o melhor futuro de Famalicão. Os “Dias de Famalicão.30” vão decorrer entre 26 de março e 30 de abril com a realização de mais de uma dezena de iniciativas temáticas, como encontros comunitários, reuniões de trabalho e de diagnóstico e workshops entre os serviços municipais e entidades parceiras, que vão culminar na realização de um Painel de Cidadãos, no dia 30 de abril, sob o tema “Imaginar Famalicão em 2030”.

O programa vai ser apresentado esta quinta-feira, dia 24 de março, na reunião do executivo municipal.

“Queremos manter a gestão municipal sob os trilhos de uma planificação bem refletida e elaborada e ajustada aos desafios e oportunidades contemporâneos”, diz a propósito, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

A primeira ação de auscultação acontece já neste sábado, dia 26 de março, e vai decorrer na sequência da entrega das Bolsas de Estudo aos estudantes do Ensino Superior. Aproveitando a presença de mais de duas centenas de jovens, o município vai desafiá-los a exporem as suas ideias para a construção do Plano Municipal da Juventude.

Transversal às diversas temáticas para recolha de contributos, o município vai interpelar os famalicenses para imaginarem e descreverem como desejariam Famalicão em 2030, através de uma ação de rua que vai decorrer entre 26 de março e 30 de abril, onde uma ilustradora vai passar para a tela as ambições e desejos dos cidadãos.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...