quant
Fique ligado

Desporto

Famalicão propõe quase 200 horas de desporto gratuito ao ar livre

“Move-te” decorre de 19 de junho a 15 de julho e vai passar por todas as freguesias

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Desporto ao ar livre, gratuito e para todas as idades. É esta a proposta do Município de Vila Nova de Famalicão que a partir da próxima segunda-feira, 19 de junho, põe no terreno mais uma edição do “Move-te”, um dos programas municipais de desporto mais acarinhados pelos famalicenses.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal em parceria com mais de 60 instituições locais, entre elas juntas de freguesia, ginásios e outras entidades desportivas do concelho, decorre até ao dia 15 de julho.

Os números da edição deste ano do Move-te são reveladores da preocupação da autarquia em promover o bem-estar físico e mental dos famalicenses.

O número de aulas lecionadas aumenta face à edição do ano anterior. Ao todo serão realizadas 176 aulas, cada uma com uma duração de 60 minutos, orientadas por 92 professores e técnicos municipais de desporto. O programa vai passar por todas as freguesias do concelho e, no total, contam-se mais de 10 mil minutos de atividade física, distribuídos por 25 modalidades, entre elas Zumba, Afro-Latinas, Localizada, Treino Funcional, Pilates, Yoga, Ginástica Sénior, Artes Marciais, Capoeira, CrossFit, Core T e Pump.

O Parque da Devesa, o Parque do Quinteiro, em Oliveira São Mateus, o Parque da Ribeira, em Joane, e o Parque de Lazer Rio Veirão, em Ribeirão, são alguns dos espaços que vão acolher as aulas do Move-te, cujo calendário pode ser consultado semanalmente em www.famalicaodesportivo.com.

Para o último dia, 15 de julho (sábado), está agendada uma caminhada noturna, às 21h00. A prova conta com uma distância de 10 quilómetros, tem um grau de dificuldade média e está sujeita a inscrições no portal Famalicão Desportivo. A partida acontecerá nos Paços do Concelho.

Recorde-se que Famalicão apresentou recentemente a sua candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2025.

Os programas municipais, abrangentes, múltiplos e ecléticos, como é o caso do “Move-te”, mas também do ‘Mais e Melhores Anos’, ‘Famalicão em Forma’, ‘Brincar a Torto e a Direito’, ‘Nutre Sport’, entre outros, um orçamento anual de 8 milhões de euros para a área desportiva e um tecido associativo composto por duas centenas de associações que promovem 78 modalidades e envolvem perto de 60 mil atletas em atividade regular, foram alguns dos trunfos lançados pela autarquia para a candidatura.

Pode ler também...