quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão promove semana dedicada à mobilidade sustentável. Atividades de domingo adiadas

De 16 a 22 de setembro, Vila Nova de Famalicão junta-se a perto de duas mil vilas e cidades de toda a Europa para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

De 16 a 22 de setembro, Vila Nova de Famalicão junta-se a perto de duas mil vilas e cidades de toda a Europa para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade.

Em Famalicão, a principal campanha de sensibilização da Comissão Europeia para a mobilidade urbana sustentável ocorrerá com o tema “Eficiência Energética”.

Ao longo da próxima semana haverá inúmeras atividades com vista a sensibilizar os famalicenses para uma mobilidade mais sustentável e um aproveitamento do espaço público direcionado para as pessoas em detrimento do automóvel.

A 17 de setembro, há concerto “Eixo do Jazz convida Rogério Francisco Quarteto”, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com o Eixo do Jazz, que se realiza na Praça – Mercado Municipal de Famalicão. A performance começa pelas 16h00 e tem entrada livre.

Depois de um dia “Pelo Chão da Cidade” famalicense, logo no dia 19 de setembro, terá lugar a cerimónia de assinatura do protocolo e hastear da bandeira da Rede das Cidades e Vilas que Caminham, nos Paços do Concelho. Nota ainda para a prova desportiva “3 Horas Noturnas de BTT” que decorrerá no dia 16 de setembro, na Praça D. Maria II, com organização da Associação Amigos do Pedal Famalicão.

Refira-se ainda que tem passagem marcada por Famalicão na quarta-feira, dia 20 de setembro, a competição nacional “Viagem pelo Clima”, desenvolvida no âmbito do Cooler World, um movimento criado pela Get2C em parceria com sete municípios portugueses e instituições nacionais, com o objetivo de informar e inspirar a população rumo à neutralidade carbónica e a uma vida mais sustentável.

Recorde-se que a Semana Europeia da Mobilidade foi criada em 2002 pela Comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia (CE), tratando-se de uma parceria entre a Coordenação Europeia, as Autoridades locais e a CE.

A programação da Semana Europeia da Mobilidade em Famalicão pode ser consultada em www.famalicao.pt .

Atividades de domingo adiadas devido à previsão de mau tempo

As atividades previstas para o próximo domingo, dia 17 de setembro, no centro urbano de Famalicão, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, vão ser adiadas devido à previsão de condições climatéricas adversas.

Este seria o principal dia de atividades em Famalicão no âmbito desta iniciativa, principal campanha de sensibilização da Comissão Europeia para a mobilidade urbana sustentável, que incluía o “Vai à Vila: Mercado da Mobilidade” na Praça D. Maria II, bem como diversas dinâmicas lúdico-educativas, culturais e desportivas, que iriam ter lugar no referido espaço e na Rua João Faria dos Guimarães.

Anúncio

Atualizado a 15/09/2023, devido ao adiamento das atividades do dia 17.

Pode ler também...