quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão lidera rede europeia URBACT sobre igualdade de género na contratação pública

Famalicão vai liderar, nos próximos dois anos, uma rede europeia de planeamento de ação do URBACT, programa de cooperação europeu para o desenvolvimento urbano e sustentável das cidades

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O município de Vila Nova de Famalicão vai liderar, nos próximos dois anos, uma rede europeia de planeamento de ação do URBACT – um programa de cooperação europeu para o desenvolvimento urbano e sustentável das cidades – que trabalhará a promoção das questões de género e da igualdade no setor da contratação pública.

Através da rede “GenProcure”, Famalicão e as restantes cidades/associações/comunidades intermunicipais europeias que integram este projeto terão a oportunidade de abordar o tema e trabalhar na forma como os processos de contratação pública podem reduzir as desigualdades de género, através da inclusão de critérios sociais nos contratos celebrados, e sensibilizar o público-alvo para a mudança de atitudes e comportamentos.

Neste projeto do URBACT, Vila Nova de Famalicão contará com Zagreb (Croácia), Koszalin (Polónia), Messina (Itália), Újfehértó (Hungria), Alcoy (Espanha), Umea (Suécia) Satu Mare (Roménia) e Zenica-Doboj Canton (Bósnia Herzegovina) como parceiros.

Famalicão integra ainda a rede URBACT “IN4Green – Cidades Industriais Mais Verdes” centrada no cumprimento da política de coesão PO2 – Uma Europa Mais Verde, sendo o seu principal objetivo promover a transição para uma economia verde e sustentável, fortalecendo a indústria e tornando o território mais competitivo e inclusivo para os cidadãos.

O município está também representado nas redes em que o Quadrilátero Urbano está integrado: “S.M.ALL”, com enfoque na partilha de soluções urbanas para uma mobilidade sustentável e acessível para todos; e o projeto “Cities at Heart” que procurará inverter a perda de atratividade das cidades. 

Para o autarca Mário Passos, a participação do município famalicense nestas redes URBACT “é mais um exemplo da abertura de Famalicão para a Europa e para o mundo” e da forma como o município está empenhado em progredir para novos patamares, reforçando e aumentando a sua capacidade e visão estratégica. “Esta troca de experiências é fundamental para que possamos crescer”.

Refira-se ainda que Portugal volta a ser um dos países mais representados nas redes de planeamento de ação do URBACT, o Programa de Cooperação Territorial Europeia que tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano e sustentável nas cidades da Europa. Num total de 30 redes e 252 parceiros individuais selecionados, foram aprovados 22 parceiros portugueses para o URBACT IV.

Pode ler também...