quant
Fique ligado

Santo Tirso

Fábrica recebe Jornadas da Equipa Local de Intervenção

Avatar

Publicado

em

Publicidade

No dia 19 de dezembro, a Fábrica de Santo Thyrso é palco da 3.ª edição das Jornadas da Equipa Local de Intervenção (ELI) Santo Tirso/Trofa.

Esta iniciativa é dirigida a todos os profissionais de intervenção precoce na infância, como médicos de medicina geral e familiar, pediatras, pedopsiquiatras, neuropediatras, fisiatras, enfermeiros, docentes, técnicos do serviço social, psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

“Direito a Fato à Medida na Intervenção Precoce” é o tema central destas jornadas, que, depois da sessão de abertura protagonizada pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e coordenadora da ELI Santo Tirso/Trofa, Sara Figueiredo, contará com diversas intervenções e debates.

“A diversidade como mais-valia na sociedade”, “Primeiros passos apoiando as famílias no desenvolvimento dos seus filhos para uma sociedade inclusiva”, “Todos diferentes, todos iguais” e “O papel da Saúde na Intervenção Precoce na Infância” são alguns dos assuntos que serão abordados por especialistas de diversas áreas.

A ELI Santo Tirso/Trofa é uma das mais de 150 equipas que existem no país e está integrada no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, que apoia crianças dos zero aos seis anos, que apresentem alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam o normal desenvolvimento e a participação nas atividades típicas ou que apresentem risco grave de atraso de desenvolvimento.

Desde que foi criada, em dezembro de 2013, a ELI Santo Tirso/Trofa já avaliou ou interveio em mais de 550 crianças pertencentes a estes concelhos. É composta por equipa multidisciplinar que trabalha em modelo transdisciplinar, sendo constituída por pediatra (com funções também de coordenação), enfermeiras de saúde infantil, docentes, psicólogos, assistente social, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta.

A intervenção precoce é feita nos contextos naturais da criança (domicílio e contexto educativo) e nas rotinas de vida diárias da criança e da família, que também é parte integrante da equipa.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...