quant
Fique ligado

Santo Tirso

Fábrica de Santo Thyrso acolhe projeto europeu “Eco-Core” (c/ vídeo)

Nove parceiros europeus unidos para acelerar na transição climática. É este o propósito do projeto Eco-Core, cuja primeira reunião aconteceu em Santo Tirso

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Nove parceiros europeus unidos para acelerar na transição climática. É este o propósito do projeto Eco-Core, que juntou na Fábrica de Santo Thyrso representantes de nove cidades integrantes do programa Urbact. A primeira reunião aconteceu, em solo tirsense, a 12 de março.

Inserido no programa URBACT IV, o Eco-Core pretende reunir cidades, inseridas nos chamados “corredores económicos”, que querem implementar ações orientadas para o desenvolvimento local sustentável.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, participou na abertura da sessão e explicou que Santo Tirso faz parte do “corredor económico que liga Portugal à Galiza e aos outros países da Europa”, tanto por terra – através da A3, A7 e A41, como por mar – via porto de Leixões – e ar – pela proximidade ao aeroporto Francisco Sá Carneiro. A participação neste projeto, defende “permite aprender” com a experiência e modo de atuar das congéneres europeias, rumo à construção de “um mundo de mobilidade sustentável e mais amigo do Ambiente”.

No processo de tornar uma cidade mais sustentável, há “dificuldades”, a começar pelas “financeiras” e passando pela “burocracia” e “complexidade” dos projetos, que, ainda assim, “estão a ser ultrapassadas”, referiu o autarca.

Na cidade de Villena, Espanha, não se aproveitavam os fundos europeus até há pouco tempo. “Encontramos um problema, sobretudo, burocrático em Espanha e o processo é muito complicado, mas, pouco a pouco, vamos afinando cada vez mais através dos nossos trabalhadores municipais”, sustentou Fulgencio Barceló, alcaide de Villena.

Também participante da primeira reunião do Eco-Core, Grainne Maguire, representante de Balbriggan, na Irlanda, considera que a partilha de experiências com realidades tão diferentes como as das outras cidades “é muito importante”, talvez mais do que “as diretrizes e exercícios políticos que obrigam a toda uma papelada, quando o que as pessoas querem é um espaço verde e exterior para usufruir e horários de trabalho mais curtos”.

O URBACT promove a cooperação e troca de ideias entre cidades no âmbito de redes temáticas, apoiando a implementação de políticas integradas e participativas, partilhando conhecimento e boas práticas urbanas. Fazem parte do projeto Eco-Core as cidades de Santo Tirso, Balbriggan, na Irlanda; Alba Iulia, na Roménia; Dubrovnik, na Croácia; Kekava, na Letónia; Ormoz, na Eslovénia; Pärnu, na Estónia; Tuusula, na Finlândia e Villena, em Espanha.

ÍRIS VAZ/C.V.

Pode ler também...