quant
Fique ligado

Santo Tirso

Alunos “exploraram” caminhos para o futuro académico e profissional (c/ vídeo)

O projeto Orienta-te foi uma das medidas lançadas pela autarquia para ajudar os alunos mais jovens a perceberem a dinâmica das profissões.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Mostra da Educação e Formação de Santo Tirso reuniu 75 entidades, entre escolas, institutos, universidades e empresas.

Na pele de exploradores, os alunos do 9.º e Ensino Secundário foram à Fábrica de Santo Thyrso abrir horizontes para perceberem que caminho devem seguir após a jornada académica. A 7.ª edição da Mostra da Educação e Formação encheu a Fábrica de Santo Thyrso, numa iniciativa da Câmara Municipal, que contou com o apoio de 75 parceiros.

“Além dos alunos, também há uma participação muito grande dos pais e encarregados de educação, tanto nas palestras como nas ações de esclarecimento das diferentes escolas e institutos presentes. Desta forma, as famílias estão mais aptas a acompanharem os estudantes na tomada de decisão”, sublinhou Sílvia Tavares, vereadora da Educação da autarquia tirsense.
Os empresários também foram chamados a colaborar na iniciativa, uma vez que, segundo a autarca, “o Município tenta ajustar a oferta educativa e formativa ao tecido empresarial do território” e assim conseguir empregabilidade e fixação dos jovens no concelho.

O projeto Orienta-te foi uma das medidas lançadas pela autarquia para ajudar os alunos mais jovens a perceberem a dinâmica das profissões. Na Mostra de Santo Tirso, o conceito também foi explorado, numa aposta que agradou aos estudantes, que tinham de passar por diversos “postos de emprego” e contactar com algumas profissões, como mecânico, esteticista e maquilhador, bombeiro, veterinário, guarda, ou fotógrafo.

Além de escolas de ensino regular e profissional e das empresas da região, a Mostra da Educação e Formação contou com a participação de institutos do ensino superior, assim como da Área Metropolitana do Porto, do Instituto do Emprego e Formação Profissional e da Direção Geral da Educação.

Pode ler também...