quant
Fique ligado

Santo Tirso

Exposição “Joshua Benoliel – Repórter Parlamentar 1906-1924” no Centro Cultural de Vila das Aves em maio

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A 3 de maio, às 16 horas, é inaugurada, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, a exposição “Joshua Benoliel – Repórter Parlamentar 1906-1924”.

A exposição itinerante, organizada pela Divisão Museológica e para a Cidadania da Assembleia da República, pretende mostrar o trabalho do autor Joshua Benoliel, considerado, por muitos, o pai do fotojornalismo português. A mostra, que está patente em Vila das Aves até 31 de maio, reúne um conjunto de curiosos registos fotográficos da autoria deste repórter parlamentar, com destaque para um período marcante da vida política nacional – 1906 a 1924.

Dos vários aspetos reportados nas fotos em exposição, destaca-se a figura de Anselmo Braamcamp Freire, que exerceu funções como Presidente da Assembleia Constituinte, Senador e Presidente do Senado. Foi como Presidente da Assembleia Constituinte que Braamcamp Freire, a 21 de agosto de 1911, promulga a primeira Constituição Republicana.

Descendente de uma família judia, Joshua Benoliel nasceu em Lisboa, em 1873, e viveu o período de transição entre a Monarquia e a República, permitindo-lhe fotografar acontecimentos históricos importantes: os reinados de D. Carlos e D. Manuel II, a Revolução Republicana de 1910, os primeiros Presidentes da República, as revoltas monárquicas e a participação do corpo expedicionário português na Primeira Guerra Mundial.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...