quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Escola de cozinha é exemplo de empreendedorismo de sucesso em Famalicão

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A famalicense Lígia Santos venceu o primeiro programa televisivo Masterchef em 2011. A vitória no concurso, ao qual concorreram mais de sete mil candidatos, deu-lhe a confiança necessária para fazer da cozinha o eixo central da sua vida profissional. Largou a engenharia civil e dedicou-se de alma e coração ao mundo da culinária. O Club materCOOK é o resultado prático dessa ambição e vocação empreendedora e também o reflexo da necessidade de Lígia Santos em partilhar conhecimentos, proporcionando às pessoas que ensina um novo olhar sobre a cozinha.

Foi nesta escola de cozinha que era um dos sonhos de infância da primeira Masterchef portuguesa que o Famalicão Made IN esteve hoje em mais uma jornada do seu roteiro pelos bons exemplos de empreendedorismo no concelho. O Club masterCOOK, instalado no antigo Clube de Caça de Famalicão, numa quinta sossegada, é o primeiro projeto concretizado pela primeira Masterchef portuguesa, após ter vencido o concurso da RTP.

Uma verdadeira aula de culinária foi o desafio lançado por Lígia Santos ao presidente da CâmaraMunicipal, Paulo Cunha, e ao seu vice-presidente, Ricardo Mendes, bem como aos jornalistas que acompanharam a visita, para a confeção de risotto de cogumelos. Ambos, de mangas arregaçadas e avental vestido, não disfarçavam a vontade em passar com distinção. O certo é que o prato que confecionaram foi o mais elogiado dos quatro que foram servidos no almoço desta segunda-feira.“Está perfeito em termos de sabor e textura”, disse a chef sob o olhar, quiçá revelador de um pouco de inveja, dos demais ‘colegas’.

Neste espaço de família totalmente renovado, Lígia Santos pode dar asas à imaginação e experimentar combinações de sabores e novas receitas. De portas abertas desde o final de 2011, o Club masterCOOK é um espaço acolhedor, intimista e inspirador. É uma mostra da cozinha de autor, aberta a quem quer aprender receitas simples, capazes de impressionar a família e os amigos. É um local para apaixonados pela cozinha, para bons garfos, e para quem gosta de um bom serão de conversa à mesa ao sabor dos melhores vinhos.

O Club masterCOOK é, portanto, um local polivalente: uma escola de cozinha, com workshops e sessões de showcooking, um espaço gourmet e ainda uma mostra itinerante do que melhor se faz na gastronomia tradicional portuguesa com um toque de inovação de Lígia Santos. É que a chef faz demonstrações em eventos de empresas, festas de aniversário e até vai a sua casa. “Já estive numa festa de aniversário a fazer um show cooking de risottos”, conta. E se quiser sugerir um workshop só precisa de propor, pois a chef adapta o menu.

Paulo Cunha referiu-se ao Club masterCOOK como uma nova forma de abordagem à gastronomia e mais um exemplo notável da diversidade gastronómica do concelho. “É a demonstração de que a essência gastronómica que está bem marcada em Vila Nova de Famalicão não se limita à sua dimensão conservadora”, sublinhou, enaltecendo a veia empreendedora de Lígia Santos, que lhe proporcionou criar um projeto que é um “caso de empreendedorismo de sucesso” e veio comprovar a verdadeira vocação desta empreendedora.

Turismo rural: mais um sonho concretizado

O programa Masterchef mudou a vida de Lígia Santos. Até à transmissão televisiva do episódio final, continuou a trabalhar normalmente em engenharia civil, área que abandonou logo a seguir à vitória no concurso para abrir o Club masterCOOK, porque não se sentia plenamente realizada em termos profissionais.

Lígia trocou “o certo pelo incerto” ao desistir de um “trabalho fixo” para se dedicar à criação deste espaço. Pode até ter passado ao lado de uma grande carreira na engenharia civil. Mas, decorridos três anos da criação do Club masterCOOK, o balanço não podia ser mais positivo. “É um projeto bem-sucedido, sólido e rentável graças a um trabalho diário e intenso e à vontade de fazer cada vez mais e melhor”, explica.

A vontade de descobrir os segredos da cozinha e reinventar a gastronomia portuguesa não se fica por aqui. A primeira Masterchef portuguesa prepara-se para abrir um espaço de turismo rural com alojamento e gastronomia com a sua assinatura. Casas da Li, o nome deste novo projeto, que é a concretização de mais um sonho, abre em abril, em Arcos de Valdevez, no coração do Minho,“num ambiente descontraído e com uma vista acolhedora e fantástica”, descreve

Anúncio
Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...