quant
Fique ligado

Notícias

Entrar no novo ano letivo numa escola renovada (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Para cerca de 200 alunos de Vila das Aves, o início do ano letivo teve um sabor especial por estarem a estrear uma escola renovada. A requalificação da Escola Básica do Bom Nome foi concluída e a cerimónia de inauguração aconteceu no primeiro dia de aulas. CÁTIA VELOSO/HERMANO MARTINS

Com mais de 30 anos de existência, a Escola Básica do Bom Nome já não tinha condições satisfatórias para o funcionamento da escola. A diretora do Agrupamento, Severina Fontes, admitiu que esta era uma “obra necessária”. “O edifício estava degradado e já precisava de uma intervenção, até pela dimensão, com cerca de 200 alunos, duas turmas do pré-escolar e oito do 1.º ciclo”, adiantou.

Severina Fontes referiu que, no interior, as salas “estão bastante confortáveis, quer em termos acústicos, quer em termos de climatização”, no espaço exterior, “há áreas de recreio próprias com piso de borracha, muito mais seguro do que era antigamente, e com cobertura, que permite brincar mesmo em dias de chuva”. “Temos todas as condições para que os alunos saiam daqui mais bem preparados para prosseguirem os estudos”, acrescentou.

Para o presidente da Câmara de Santo Tirso, que inaugurou a escola há mais três décadas, esta intervenção contribui para que a freguesia de Vila das Aves fique numa “situação invejável do ponto de vista das infraestruturas educativas”. Joaquim Couto salientou que, “quer sob o ponto de vista térmico, quer sob o ponto de vista da luz, quer sob o ponto de vista da comodidade para alunos e professores”, o edifício requalificado “não ter nada a ver com o antigo”.

A requalificação da Escola do Bom Nome custou cerca de 800 mil euros, com cerca de 50 por cento de comparticipação de fundos comunitários e 50 por cento de financiamento autárquico.

O plano de requalificação do parque escolar do concelho ronda os cinco milhões de euros e prossegue, com intervenções na EB 2/3 de Vila das Aves, na escola da Laje e S. Rosendo, por exemplo.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...