quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Em Famalicão está a nascer uma “Vila” para estudantes universitários

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Vila, assim se vai chamar a futura Residência de Estudantes de Vila Nova de Famalicão que abrirá portas aos primeiros inquilinos já no próximo ano.

O edifício, localizado bem no centro da cidade, na Praça D. Maria II, começou a ganhar forma e o arranque da sua construção foi assinalado na passada sexta-feira, dia 15 de março, pelo presidente da autarquia, Mário Passos, e pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

A futura residência, que é de resto um projeto há muito ansiado pelos alunos e instituições de ensino superior instaladas no concelho, mereceu rasgados elogios por parte da responsável governamental.

“Estou muito contente por ver uma autarquia, uma região, a trabalhar com as instituições de ensino superior (…) (no sentido de) fornecer uma oferta a estes estudantes universitários, mas, acima de tudo, também fazer com que eles fiquem na região, ou seja, reter pessoas altamente qualificadas” referiu a ministra, que elogiou o município pelo investimento e pelo arrojo na aposta num projeto que prima pela inovação e sustentabilidade.

Já o autarca famalicense, destacou que se trata de uma obra “de enorme importância para Famalicão, pois permitirá dar resposta às necessidades de alojamento de estudantes e investigadores das instituições de ensino superior e centros tecnológicos do concelho, que atualmente se veem a braços com dificuldades a este nível”.

Mário Passos salientou ainda que esta obra vai valorizar ainda mais a cidade “ao permitir trazer os jovens para o centro, dando-lhe mais vida e dinâmica”, referiu o edil.

Refira-se que esta será a primeira residência estudantil a ser edificada no município famalicense e dará resposta às quatro instituições de Ensino Superior fixadas no concelho: Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Universidade do Minho e Universidade Lusíada.

A obra foi adjudicada às empresas Cari Construtores e Domingos da Silva Teixeira. A infraestrutura ficará instalada no antigo edifício dos serviços municipais de Ambiente, na Praça D. Maria II, e envolverá um investimento na ordem dos 4,8 milhões de euros, sendo que 3,4 milhões são provenientes do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

De acordo com a memória descritiva, o projeto contempla a reabilitação e adaptação do edifício principal existente e a construção de um novo bloco especialmente projetado para fins habitacionais. Após a reabilitação e ampliação do edifício, este terá capacidade para instalar 91 residentes, distribuídos por 53 quartos com cinco tipologias diferentes, incluindo quartos e estúdios simples e duplos e quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.

O projeto apresenta ainda diversas áreas funcionais, como receção, sala de estudo, espaço de refeição e convício internos e externos, cozinhas, instalações sanitárias, salas técnicas, área de apoio ao pessoal, áreas de gestão, armazenamento e garagem/oficina para bicicletas.

Anúncio

Pode ler também...