quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Casa da Juventude ganha novo espaço de incentivo à criação

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Em Vila Nova de Famalicão já não há desculpas para os jovens não criarem os seus próprios conteúdos audiovisuais.

A Casa da Juventude abriu esta terça-feira as portas da sua nova Sala de Multimédia, um espaço de gravação e edição totalmente equipado que vai puxar pela criatividade dos jovens do concelho, proporcionando-lhes uma experiência criativa nas áreas do cinema, multimédia e audiovisual.

A Sala de Multimédia funcionará de segunda a sábado, mediante reserva e com acompanhamento técnico, e à semelhança de outros espaços da Casa da Juventude, a sua utilização terá um custo simbólico de dois euros e meio por hora.

“Ganhamos aqui uma sala muito bem apetrechada, com um conjunto de equipamentos que a maioria dos jovens não consegue ter acesso, nem nas escolas, nem em casa”, referiu esta manhã a vereadora da Juventude da autarquia, Sofia Fernandes.

A responsável autárquica aproveitou ainda a inauguração deste novo espaço de criação para enaltecer o posicionamento de Vila Nova de Famalicão como a capital do cinema jovem em Portugal e para desafiar os mais jovens “a usarem e abusarem” da nova Sala de Multimédia, por exemplo, para a produção de curtas a submeter ao Ymotion, o Festival de Cinema Jovem promovido anualmente pelo pelouro da Juventude.

A inauguração desta manhã contou também com a presença do crítico de cinema, Tiago Alves, que elogiou a política de incentivo à produção de cinema jovem da Câmara de Famalicão. “Não há muitos exemplos como este em Portugal. Vamos para o sexto ano do Ymotion e com a abertura desta nova sala, Famalicão está a dar um passo coerente e complementar, estimulando a criação artística”, disse.

E acrescentou: “Já não é apenas uma questão de pedagogia. É dar-lhes as ferramentas para que os jovens possam fazer acontecer e isso é completamente inovador”.

Refira-se ainda que a abertura desta nova sala dará também o mote para a realização de um ciclo formativo na área do audiovisual, intitulado “Emergente”, que decorrerá entre os meses de março e junho deste ano na Casa da Juventude.

Mais informações no Portal da Juventude de Famalicão, em  www.juventudefamalicao.org.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...