quant
Fique ligado

Santo Tirso

Câmara de Santo Tirso aprova voto de louvor a atletas, empresas e personalidades

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou hoje, em reunião pública do executivo, a atribuição de votos de louvor e reconhecimento a Eliana Souto, que integra o ranking das mais influentes cientistas mundiais, 34 empresas reconhecidas como PME Excelência e a atletas e associações desportivas da cidade.

Natural da freguesia da Agrela, Eliana Souto é considerada, pelo segundo ano consecutivo, uma das mais influentes cientistas mundiais, segundo o índice “Highly Cited Researchers 2023”, demonstrando prestígio, à escala mundial, e capacidade inovadora para acrescentar valor nas suas áreas de especialização.

A residir na cidade de Santo Tirso, éprofessora auxiliar do Departamento de Ciências do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), mestre em Tecnologia Farmacêutica pela FFUP e doutorada em Nanotecnologia Farmacêutica e Biofarmacêutica pela Freie Universitaet Berlin, na Alemanha. A agrelense dedica-se sobretudo à conceção, desenvolvimento e caracterização de novos sistemas de administração de medicamentos.

Autora de cinco patentes e mais de 400 publicações científicas no campo dasnanociências e nanotecnologias, a cientista tirsense tem contribuído com o seu trabalho, em particular nas áreas da Nanotecnologia Farmacêutica e da Biofarmacêutica, para afirmar, nacional e internacionalmente, o nome do município de Santo Tirso.

Já pelo contributo dado ao município de Santo Tirso em matéria de desenvolvimento económico e social, e pelo prestígio empresarial associado ao estatuto de PME Excelência, a Câmara Municipal, atribui um voto de louvor e reconhecimento às 34 empresas distinguidas pelo IAPMEI no âmbito do desempenho económico-financeiro e gestão no ano de 2022.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa “o número de empresas galardoadas com o mais importante selo do IAPMEI é também um sinal do dinamismo económico existente no Município de Santo Tirso, capaz de atrair cada vez mais investimento privado e de apoiar as empresas já instaladas na cidade”.

A Câmara Municipal atribuiu, ainda, votos de louvor e reconhecimento ao Clube Desportivo São Salvador do Campo, que se destacou não só no Campeonato Nacional de Estrada, realizado em Viana do Castelo, mas também noutras provas nacionais de atletismo. Foi também distinguida a Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente (CAID), que venceu, no dia 30 de setembro, a Taça de Portuga Masculina de ténis de mesa, revalidando a conquista do troféu alcançado em 2022.

A título individual, Bárbara Venâncio, foi reconhecida pela conquista da Taça da Europa de Pares de Dança, no escalão júnior, ao serviço da Seleção Nacional de Patinagem Artística. A atleta venceu ainda o mesmo troféu, mas na categoria júnior, numa competição realizada na Croácia, entre 30 de outubro e 6 de novembro.

Por sua vez, no ténis, Carlos Figueiredo da Silva alcançou o segundo lugar em pares masculinos, na categoria +40, no Campeonato Nacional de Ténis para Veteranos, realizado de 29 de setembro a 5 de outubro, no Algarve.

A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou, assim, os votos de louvor e reconhecimento, “fruto do sucesso coletivo e individual, cujos resultados testemunham o trabalho, o esforço e a dedicação de todos os distinguidos”, salientou Alberto Costa.

Anúncio

Pode ler também...