quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Câmara apoia melhoria das condições da Maternidade de Famalicão

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai apoiar o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) na melhoria do serviço de Ginecologia e Obstetrícia, com a atribuição de um apoio financeiro no valor de 16 mil euros a esta unidade hospitalar do concelho.

O apoio da autarquia surge depois da aprovação da candidatura do CHMA ao Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto, do Serviço Nacional de Saúde, que não cobre a totalidade do investimento necessário.

O financiamento garantido pelo CHMA para a melhoria das condições dos blocos de parto ronda os 251 mil euros. O montante em falta, correspondente a cerca de 32 mil euros, será então assegurado pelos três municípios que apoiaram a candidatura – Famalicão, Santo Tirso e Trofa -, sendo que a maior fatia – 16 mil euros – caberá à autarquia famalicense.

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, realçou, mais uma vez, a importância deste serviço público no presente e futuro de Famalicão, mas também dos concelhos vizinhos da Trofa e Santo Tirso.

Recorde-se que ainda recentemente os três autarcas reafirmaram a sua disponibilidade e compromisso para acompanharem a maternidade de Famalicão no seu crescimento qualitativo.

“Mantemos uma cooperação institucional que tem dado frutos e que tranquiliza os cidadãos e os profissionais de saúde que trabalham no CHMA e, por isso, vamos continuar alinhados e empenhados na missão de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Centro Hospitalar do Médio Ave”, destaca Mário Passos.

O CHMA está inserido numa região de grande força e vitalidade económica e social, servindo cerca de 250 mil habitantes. A administração tem sede em Santo Tirso, gerindo o Hospital Conde de São Bento, em Santo Tirso, e o Hospital S. João de Deus, em Famalicão. Em 2022, o Centro Hospitalar do Médio Ave registou um total de 1175 nascimentos, um acréscimo de 17% em comparação a 2021.

Pode ler também...