quant
Fique ligado

lifestyle

Benefícios do renting automóvel para empresas

Vejamos alguns dos principais benefícios do renting automóvel para as empresas.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

___________

A modalidade de aluguer de automóveis a médio ou longo prazo, conhecida como renting ou aluguer operacional de viaturas, é cada vez mais procurada por empresas, empresários em nome individual e particulares. Esta alternativa ao modelo de compra de veículos oferece uma série de benefícios para as empresas, tornando a gestão da frota mais fácil e segura para os colaboradores.

Por meio de um valor fixo mensal, as empresas têm à sua disposição um ou mais veículos por um período pré-determinado. Além do aluguer, esse valor inclui despesas como manutenções, seguro, reparações e impostos. Ao final do contrato, as viaturas devem ser devolvidas, o que significa que o cliente não é considerado o proprietário e não tem as responsabilidades inerentes a esse estatuto.

Vejamos alguns dos principais benefícios do renting automóvel para as empresas.

Maior comodidade e tranquilidade

Ao optar pelo renting de automovel para empresas, a empresa pode evitar a burocracia e as preocupações associadas à compra e manutenção de veículos, bem como à sua futura revenda. Em caso de acidente, a empresa de renting assume todos os processos burocráticos, incluindo negociações com a seguradora. Algumas empresas oferecem ainda serviços adicionais, como viatura de substituição, formações em condução ecológica, gestão de portagens, cartão combustível e apoio na otimização de custos.

Ampla gama de viaturas disponíveis

As empresas de renting em Portugal oferecem uma ampla gama de veículos, permitindo às empresas escolher a marca, o modelo e os equipamentos que melhor se adequam ao seu negócio. É possível comparar e escolher as opções de renting disponíveis através de plataformas especializadas.

A empresa pode, por exemplo, escolher um carro de luxo para agradar e reter os seus colaboradores e passar uma imagem confiável aos seus clientes. Alternativamente, pode optar por um modelo mais ecológico se a sua empresa estiver comprometida com questões ambientais. Também poderá optar por veículos para transporte de mercadorias, modelos compactos e SUVs.

Flexibilidade e adaptabilidade às mudanças do negócio

Com o renting, as empresas têm a possibilidade de ajustar a sua frota de veículos ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças do seu negócio e às suas necessidades. Por exemplo, se a empresa precisar de mais veículos por motivo de crescimento, poderá facilmente adicionar mais viaturas à sua frota. De igual forma, se a empresa precisar de menos viaturas, poderá simplesmente terminar o contrato. Desta forma, o renting permite às empresas ter a flexibilidade e a adaptabilidade necessárias para se manterem competitivas e crescerem no mercado.

Gestão de frota centralizada

Esta opção muitas vezes inclui acesso a uma plataforma de gestão de frota que permite às empresas rastrear e gerir os seus veículos de forma centralizada. Isso inclui a capacidade de atribuir veículos a funcionários específicos, definir políticas de uso do veículo e monitorizar o desempenho da frota. Com uma visão centralizada da frota, as empresas podem tomar decisões informadas sobre como melhor alocar os seus recursos de transporte e aumentar a eficiência da frota.

Poupança financeira significativa

O renting permite às empresas poupar significativamente no que diz respeito aos custos financeiros. Ao invés de gastar grandes quantias de dinheiro na aquisição de veículos, as empresas pagam apenas uma renda mensal fixa, que inclui já várias despesas, tais como manutenções, seguro, reparações, impostos, entre outras. Também, como as viaturas são sempre novas, as empresas podem evitar os altos custos de manutenção e reparação, geralmente associados a veículos mais antigos.

A mensalidade de um renting automóvel é totalmente dedutível na fiscalidade da empresa em termos de IRC e IVA, o que significa que não há obrigação de pagamento das taxas de Tributação Autónoma, que cobrem a aquisição e todos os custos associados aos veículos (como seguros, manutenções, combustível, etc.).

Anúncio

Desta forma, o renting automóvel pode ser uma escolha inteligente e económica para as empresas, que procuram manter os seus custos sob controlo e maximizar os seus lucros.

Maior segurança e tranquilidade para os colaboradores

O renting permite às empresas oferecer aos seus colaboradores veículos sempre novos, seguros e em bom estado de funcionamento. Isso aumenta a segurança e a tranquilidade dos colaboradores, que têm a garantia de estar a conduzir viaturas de alta qualidade e em perfeitas condições.

Caso ocorra algum problema com a viatura, a empresa de renting cuidará de todas as questões relacionadas a reparações e manutenções, libertando os colaboradores destas preocupações e responsabilidades. Isso significa que a empresa não precisa de se preocupar com a programação de manutenções regulares, pagamento de reparações ou lidar com veículos fora de serviço.

Como vimos, o renting automóvel é uma solução bastante conveniente e vantajosa para as empresas que precisam de veículos para as suas atividades. Ao optarem pelo renting, as empresas podem evitar a burocracia e as imensas preocupações geralmente relacionadas com a aquisição e a manutenção dos veículos, além de se adaptarem às suas necessidades de transporte de uma forma mais dinâmica, com maior comodidade, segurança e tranquilidade.

Pode ler também...