quant
Fique ligado

Santo Tirso

Associação de Médicos Internos
do ACES promove jornadas

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Criada a 29 de junho, a AMISTT – Associação dos Médicos Internos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Santo Tirso/Trofa – promoveu o primeiro grande evento da sua chancela. As JornISST – Jornadas do Internato do ACES Santo Tirso / Trofa – decorreram a 10 e 11 de novembro, no auditório do Fórum Trofa XXI, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, e juntaram, segundo a organização “mais de 120 profissionais de saúde de Portugal Continental e Ilhas”.
Integrada no plano de atividades da nova entidade, o programa científico das jornadas foi elaborado tendo em conta “lacunas formativas” identificadas no ACES, que passavam, essencialmente pelo funcionamento interno, como dificuldades de “comunicação dentro das equipas e entre equipas diferentes”.
“A organização dos cuidados de saúde primários com as unidades de saúde familiares pode levar, às vezes, que as equipas se isolem e deixem de falar com a equipa do lado. As jornadas puseram as pessoas a falarem umas com as outras, a partilharem experiências, graças ao dinamismo de 16 médicos internos incansáveis”, sublinhou Eduardo Oliveira, presidente da AMISST, que destacou o “importante apoio das câmaras municipais” da Trofa e Santo Tirso para a realização deste evento.
As jornadas incluíram também palestras e conferências sobre áreas clínicas, como manifestações dermatológicas em doenças sexualmente transmissíveis, cuidados paliativos na demência e aplicação de insulina.
Eduardo Oliveira sublinhou que espera “tirar frutos” desta iniciativa no futuro, salvaguardando que “o percurso formativo nunca termina, porque há sempre parâmetros a melhorar”.

Pode ler também...