quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Apoio municipal atribuído às forças de socorro subiu 40% nos últimos três anos

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Nos últimos três anos, os apoios municipais atribuídos às forças de socorro do concelho de Vila Nova de Famalicão aumentaram cerca de 40%.

Só no último ano, a autarquia liderada por Mário Passos canalizou mais de 600 mil euros para as três corporações de bombeiros do concelho – Bombeiros Voluntários de Famalicão, Bombeiros Voluntários Famalicenses e Bombeiros Voluntários de Riba de Ave – e a delegação de Ribeirão da Cruz Vermelha Portuguesa, para assegurar uma resposta de socorro eficaz, permanente e célere junto da população.

A maior fatia do apoio municipal concedido no ano transato foi direcionado para o funcionamento das 9 Equipas de Intervenção Permanente (EIP) existentes no território – três por cada corporação – que absorveram cerca de 314 mil euros. O restante foi canalizado para os habituais apoios trimestrais concedidos às forças de socorro do concelho que, no seu conjunto, corresponderam a um investimento total de 282 mil euros. Foram ainda atribuídos mais de 15 mil euros para o fornecimento de refeições às equipas de intervenção no combate aos incêndios florestais.

“São a nossa linha da frente ao nível do socorrismo, na prevenção e combate a incêndios e outras calamidades, entre tantos outros serviços à população que, sem eles, sentiríamos a nossa segurança e tranquilidade francamente abaladas”, realça o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

“É um esforço financeiro da autarquia que fortalece a atividade diária das corporações, para que se possam focar no mais importante: a proteção da vida humana”, acrescenta.

Este foi, de resto, um dos assuntos em análise na reunião do executivo desta quinta-feira, dia 22 de fevereiro. O coletivo autárquico aprovou a primeira tranche do apoio anual atribuído às três corporações de bombeiros do concelho e ao núcleo de Ribeirão da Cruz Vermelha Portuguesa, no valor de 78 mil euros.

Pode ler também...