quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Antoninas de Famalicão arrancam esta sexta-feira

Avatar

Publicado

em

Publicidade

É já nesta sexta-feira, dia 4 de junho, que arrancam as Festas Antoninas de Famalicão. A grande romaria do concelho famalicense está de regresso, depois de um ano de paragem motivado pela pandemia, com uma programação reduzida, adaptada às contingências atuais e sobretudo marcada pela música.

Apesar da ausência do ponto alto das festas – as Marchas Antoninas –, os dez dias da grande romaria do concelho famalicense vão contar com 12 concertos, com Miguel Araújo (dia 4) e Zé Amaro (dia 11) como cabeças de cartaz, exposições, a habitual missa em honra de Santo António, uma zona de alimentação e um mercado artesanal.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, espera que os famalicenses desfrutem destas Antoninas possíveis, mas deixa o apelo para que não se perca a sobriedade e o sentido de responsabilidade que os tempos atuais reclamam.

“Ainda que não sejam as Antoninas tal e qual como as conhecemos, espero que os famalicenses possam vivenciar o ambiente das nossas festas, com as devidas cautelas e com o respeito pelas regras de segurança e higiene, não só nas iniciativas promovidas pela Câmara Municipal que seguirão um plano de ação muito rigoroso, mas também nos convívios privados, que apesar de fugirem ao domínio da ação do município, não posso deixar de apelar às pessoas para que o façam de forma comedida e para que se evitem concentrações”, referiu.

Refira-se que todas as atuações que integram o programa das Antoninas vão decorrer no palco do programa “Anima-te” e vão, por isso, seguir as mesmas regras que estão estabelecidas para os restantes espetáculos que vão decorrer, entre junho e agosto, no palco do programa de verão promovido pela Câmara Municipal.

O palco do Anima-te está instalado no Parque da Devesa, ao ar livre, junto ao lago, numa área limitada e preparada para receber cerca de 882 pessoas com todas as condições de segurança. Todos os espetáculos têm entrada livre, com levantamento obrigatório de ingresso no local do evento (Parque da Devesa) no período das 2 horas que antecede o espetáculo. Cada pessoa poderá levantar até 6 ingressos.

Miguel Araújo, no dia 4 de junho, e Zé Amaro, no dia 11, são os principais cabeças de cartaz de um programa que vai também contar com a música dos Cotovia Arisca e da Banda Myllenium, no dia 5, dos Pedra D’Agua e da Banda de Música de Riba D’Ave, no dia 6 de junho, do folclore famalicense e da Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense, no dia 10, com a voz de Maria do Sameiro e da Banda Fammashow, no dia 12, e a terminar, no dia 13, com os concertos dos Folc D’Ave e da Banda de Música de Famalicão.

Apesar de anulado, o desfile das Marchas Antoninas pelas ruas da cidade vai ser relembrado através de uma exposição patente no Parque da Devesa e que vai reunir alguns dos arcos que abrilhantaram as últimas edições daquele que é o ponto alto das Festas. Nota ainda para outras duas exposições: as Cascatas a Santo António, na Praça 9 de Abril, e uma última intitulada “Festas Antoninas. Entre o Sagrado e o Profano”, patente no Museu Bernardino Machado e nas ruas e praças da cidade.

Para o dia 13 de junho, às 17h00, está agendada a missa em honra de Santo António. Da pequena capela de Santo António, na Rua Alves Roçadas, sairá, através de transmissão digital via Facebook do Município, as imagens em direto para todo o mundo da celebração que marca o feriado municipal famalicense.

Junto ao recinto do Anima-te, no parque de estacionamento provisório localizado nos terrenos da antiga Central de Camionagem, será instalada durante o período das Antoninas uma zona de alimentação que apenas funcionará ao postigo, sem esplanada e com lotação limitada. Já na Praça da Cidadania ficará instalado um Mercado Artesanal.

Anúncio

As centenárias Antoninas de Famalicão terminam no dia 13 de junho, com a habitual sessão de fogo de artifício, às 21h30, no Parque da Devesa.

Programa completo em www.famalicao.pt.  

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...