https://autosolucoes.pt/viaturas/

Universo Camiliano cresce em Seide

O conjunto Camiliano de Seide S. Miguel vai ganhar novas valências e dinâmicas por via de diversas ações que a Câmara Municipal tem em curso no âmbito de um abrangente plano de valorização do universo camiliano que conta com o desenvolvimento de três programas aprovados pelo Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famlicão, Paulo Cunha, visitou ontem, dia em que se assinalaram os 131 anos sobre a morte de Camilo, as intervenções a decorrer, ficando com a garantia de que estarão concluídas no último trimestre deste ano.

Os programas em curso, num valor global superior a 600 mil euros, relacionam-se com a valorização da Casa-Museu, qualificação e divulgação territorial e valorização da visita a Seide, que vão permitir renovar e restaurar a Quinta e a Casa dos Caseiros, devolvendo a Casa de Camilo à traça original do edifício, criar e dinamizar a Rota Camiliana e um polo de acolhimento da mesma a partir de seide.

Para além destes programas em curso, a Câmara Municipal tem em fase de conclusão a criação do novo acesso ao Centro de Estudos Camilianos, projetado pelo arquiteto Siza Vieira, e que oferecerá aos visitantes uma nova entrada mais ampla, mais digna e mais bela, percorrida entre jardins mesmo diante da Casa do Nuno, a residência do filho de Camilo Castelo Branco, onde o escritor chegou a habitar numa fase final da sua vida. A criação da nova entrada representa a conclusão do projeto de Siza Vieira que, para além da construção do Centro de Estudos, envolveu um plano global de valorização do espaço camiliano, com o arranjo urbanístico do Largo de Camilo, construção do Centro Social e Paroquial, requalificação da igreja paroquial e adaptação da Casa do Nuno a sede da Junta de Freguesia.

Leia também...