quant
Fique ligado

Santo Tirso

12 projetos a votação no Orçamento Participativo Jovem

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Arrancaram, esta quinta-feira, as votações para eleger aquele que será o vencedor da edição de 2020 do Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso. Até 11 de fevereiro, os jovens do concelho podem votar entre 12 projetos finalistas.

Há projetos para todos os gostos, mas é na temática “Espaço Público, Espaços Verdes, Pequenos Equipamentos e Mobiliário Urbano” que se pode ver o maior número de candidatos: entre as propostas há a criação de um espaço de coworking, a construção de um parque infantil adaptado, uma “árvore tecnológica solar” – estrutura que facilita o acesso à internet e permite carregamentos de energia através de USB -, a requalificação de um parque de lazer e a criação de um parque aquático.

Na “Proteção Ambiental e Energia”, foram apresentados projetos relacionados com a colocação de painéis fotovoltaicos nas escolas, oferta de cinzeiros de bolso e instalação de estruturas de recolha de beatas e chicletes.

A construção de parques caninos e a colocação de um contentor para recolha de alimentação animal são as propostas relacionadas com a “Proteção Animal”.

No Desporto, a candidatura visa a construção de um campo de minigolfe.

A edição de 2020 do OPJ de Santo Tirso contou com a participação de 44 jovens, dos quais 25, com idades compreendidas entre os 16 e os 27 anos, terão agora de agregar a comunidade da sua geração para verem a sua proposta sair vencedora da votação.

As 12 propostas finalistas estão disponíveis para votação, exclusivamente, na plataforma www.opjst.cm-stirso.pt, entre esta quinta-feira, 28 de janeiro, e as 12h00 do dia 11 de fevereiro. Cada jovem, entre os 12 e os 30 anos, residente, recenseado ou estudante no concelho, poderá votar uma única vez, tendo de, obrigatoriamente, escolher duas propostas diferentes.

“Num ano atípico como foi 2020, marcado pela pandemia, foi, sem dúvida, um desafio acrescido mobilizar os jovens para a participação neste projeto que ao longo do tempo tem dado importantes equipamentos ao concelho”, refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, salientando a importância de os “jovens terem uma voz ativa na sociedade”.

Implementado pela Câmara Municipal de Santo Tirso em 2014, foram vencedores do Orçamento Participativo Jovem os projetos espaço de street workout e espaço desportivo em Monte Córdova, colocação de relvado sintético na Escola Básica de Vila das Aves, recuperação dos lavadouros de Monte Córdova, a construção da Praia Urbana, a criação de uma sala snoezelen e dinamização de um programa de desporto adaptado, e a construção da Horta Urbana.

Tendo como objetivo reunir opiniões e contributos da população jovem do concelho de forma a adaptar as políticas públicas municipais às necessidades dos jovens, o Orçamento Participativo Jovem tem um orçamento disponível de 120 mil euros.

Anúncio

Projetos vencedores OPJ

A Horta Urbana foi o primeiro projeto vencedor do OPJ de e localiza-se nas traseiras da Fábrica de Santo Thyrso.

A Praia Urbana é uma das vencedoras do OPJ mais emblemáticas, pelo contributo que deu na reabilitação de uma parte da margem do Rio Ave.


A sala snoezelen foi inaugurada em 2020 e nasceu de uma proposta de alunas da Escola Básica e Secundária D. Dinis

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...