quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

União de esforços entre MAI e Câmara de Famalicão garante intervenção profunda na esquadra da PSP

José Luis Carneiro esteve ontem em Famalicão para a assinatura do acordo de cooperação para a requalificação da esquadra da PSP

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Está assinado o contrato de cooperação entre a Câmara Municipal de Famalicão, o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) que vai permitir a tão necessária e reclamada reabilitação da esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão.

O acordo que assegura este investimento de 1.6 milhões de euros foi estabelecido esta quarta-feira, 3 de maio, nos Paços do Concelho de Famalicão, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da autarquia, Mário Passos, do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, do diretor nacional da PSP, superintendente-chefe Magina da Silva, da secretária de estado da Administração Interna, Isabel Oneto, entre outros responsáveis das forças de segurança e proteção civil local e nacional.

A segurança foi apontada por todos os intervenientes como um “fator decisivo e crucial” para a coesão e desenvolvimento do país.

José Luís Carneiro apontou Portugal como um dos países mais pacíficos do mundo e Famalicão como um bom exemplo “da confiança que os outros têm sobre o país” referindo-se à elevada capacidade do município de captar novos residentes e investimento empresarial internacional.

O governante reconhece, no entanto, que o estatuto de concelho e país seguro “só é possível com forças de segurança motivadas para a sua missão” e, para isso, é preciso, entre outros fatores, “proporcionar condições para o exercício digno da sua missão e vocação”, algo que vem sendo reclamado há vários anos para a esquadra da PSP de Famalicão, dadas as más condições do edifício atual, com mais de 30 anos.

Através deste protocolo, o município de Vila Nova de Famalicão ficará responsável pelo procedimento concursal e a execução da respetiva obra para a qual o MAI reserva, entre os anos de 2023 e 2024, um valor global de 1 611 920,96 euros (um milhão, seiscentos e onze mil, novecentos e vinte euros e noventa e seis cêntimos), ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor.

O presidente da autarquia era um homem visivelmente satisfeito com a concretização deste acordo e não escondeu o desejo de ver a obra adjudicada ainda este ano.  

Perante o retrato apresentado ontem pelo ministro da Administração Interna sobre a criminalidade no concelho, que dá conta de uma diminuição entre 2019 e 2022 na ordem dos 16% na criminalidade geral participada, Mário Passos diz que os números são bons, “mas podem ser melhores se continuarmos a trabalhar e se o que estamos agora a fazer com a PSP, for também feito com os quartéis da GNR de Famalicão e Riba de Ave”, ambos a necessitar de intervenção.

Mário Passos aproveitou ainda a presença deJosé Luís Carneiro no concelho para relembrar outras reivindicações da autarquia no dossier da segurança: a criação do Destacamento Territorial da GNR e da Divisão da PSP em Vila Nova de Famalicão e a aprovação do sistema de videovigilância instalado no centro urbano.

Recorde-se ainda que esta mesma parceria foi estabelecida em 2018 entre as mesmas partes, o que permitiu na altura uma intervenção que requalificou toda a cobertura da esquadra, que resolveu os problemas das infiltrações de água e eliminou as telhas de fibrocimento presentes.

Anúncio

Pode ler também...