quant
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso: Obras no recinto da feira arrancam em abril e feirantes “mudam-se” provisoriamente para Geão

Obras no recinto da feira arrancam em abril, anunciou a Câmara Municipal de Santo Tirso

Avatar

Publicado

em

Publicidade

“Avaliadas várias opções que tínhamos em cima da mesa, optámos por transferir, provisoriamente, a feira para junto do Parque Urbano de Geão, ocupando a Rua de Gross-Umstadt, a Rua de Celanova e a Rua de Saint-Peray”.

Será este, segundo o presidente da Câmara Municipal, o local da feira semanal de Santo Tirso enquanto decorrerem as obras de requalificação do recinto da feira, previstas começar em abril.

A Câmara Municipal de Santo Tirso decidiu disponibilizar, todas as segundas-feiras, uma linha de autocarro gratuita – a L08 – que irá ligar o recinto da feira, no centro da cidade, ao espaço provisório, junto ao Parque de Geão.

Esta linha terá 45 circulações diárias, funcionando entre as 7h00 e as 18h00 e cada hora ter

a quatro ligações, à hora certa e depois de 15 em 15 minutos. Neste percurso circular, o autocarro terá as seguintes paragens: Feira (centro da cidade); Hospital de Santo Tirso; Parque de Geão (feira provisória).

Como o Jornal do Ave noticiou, a Câmara Municipal de Santo Tirso adjudicou, no valor de 1,4 milhões de euros, a empreitada que foi consignada à DACOP, empresa que terá um ano para a executar.

O projeto visa ordenar o estacionamento naquele espaço, que passará a ter 502 lugares gratuitos e, simultaneamente, melhorar as condições de funcionamento da feira semanal.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, “a requalificação do recinto da feira de Santo Tirso é a concretização de mais um compromisso político para o corrente mandato e dá resposta a uma reivindicação antiga dos feirantes e dos munícipes”.

Integrado no plano geral de reabilitação urbana da cidade, o projeto envolve a repavimentação de todo o recinto da feira e a transformação do local num espaço multiusos, com condições para a realização de eventos ao ar livre.

Anúncio

Simultaneamente, visa promover a fluidez do espaço, designadamente através da retirada do muro que circunda todo o recinto, e a eliminação de barreiras arquitetónicas.

“Um dos aspetos mais importantes desta requalificação é o ordenamento do parque de estacionamento, que irá passar a dispor de 502 lugares gratuitos, aumentando assim a sua capacidade e estimulando o uso mais frequente de outros meios de transporte na restante área da cidade”, explica Alberto Costa.

Em dias de feira, a capacidade de estacionamento será reduzida significativamente, mas ainda assim continuará a existir uma área do parque disponível.

No total, a intervenção vai envolver uma área superior a 22 mil metros quadrados, em pleno centro de Santo Tirso. O objetivo da Câmara Municipal, porém, é que o trânsito nas ruas circundantes ao recinto da feira não seja cortado, exceto em momentos pontuais relacionados com a empreitada de saneamento que ali irá decorrer, aproveitando as obras em curso. Uma forma de evitar constrangimentos para a circulação automóvel naquela zona central da cidade e, também, para os estabelecimentos comerciais existentes.

Para minimizar os impactos, sublinha Alberto Costa, “a Câmara Municipal estabeleceu, ao longo dos últimos meses, um diálogo e partilha de informação muito francos com as duas associações de feirantes mais representativas, a Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso (ACIST), a junta da União de Freguesias e os condomínios dos prédios da zona do Parque de Geão, onde passará a realizar-se a feira durante o período de obra”.

Estacionamento alternativo

Além de um espaço provisório para a realização da feira semanal, a Câmara Municipal vai também assegurar alternativas ao parque de estacionamento do recinto.

Para o efeito, foi já ampliado o parque de estacionamento gratuito da Avenida de Sousa Cruz, que aumentou a sua capacidade para 120 viaturas. Foi, também, criado um parque provisório na Rua Carneiro Pacheco (terrenos da Casa do Calém), que irá abrir com o início das obras na feira, com um total de cerca de 90 lugares para estacionamento gratuito.

Entretanto, a autarquia irá, igualmente, disponibilizar um parque de estacionamento num outro terreno que se encontra disponível na Avenida de Sousa Cruz, frente ao Mercado Municipal, com capacidade para 150 a 200 lugares gratuitos.

“Durante o período das obras de requalificação do recinto da feira, o centro da cidade de Santo Tirso continuará, assim, a contar, sensivelmente, com o mesmo número de lugares de estacionamento gratuito de que dispunha naquele espaço”, assegura Alberto Costa.

Anúncio

Pode ler também...