quant
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso debate Biorresíduos e Economia Circular

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Município de Santo Tirso vai promover, no próximo dia 5 de dezembro, uma conferência subordinada ao tema “Circularidade dos biorresíduos e outras boas práticas das políticas ambientais europeias no contexto da Economia Circular”. A iniciativa, que terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal, entre as 9h00 e as 12h30, acontece no âmbito da implementação em curso do sistema de recolha seletiva de biorresíduos no centro de Santo Tirso e em Vila das Aves.

Nos diversos espaços de discussão, será analisada a implementação da recolha e valorização de biorresíduos em Santo Tirso, nas suas diversas valências, contando com a partilha de experiências de sucesso noutras geografias, designadamente na cidade espanhola de Múrcia e em Guimarães.

O programa inclui a presença de empresas e iniciativas locais de referência em termos de sustentabilidade, responsabilidade social e promoção da circularidade, como o Programa Municipal Zero Desperdício (Santo Tirso).

Além dos investimentos e perspetivas para o futuro no âmbito da recolha e valorização de biorresíduos em Santo Tirso, estarão também na mesa temas como as boas práticas na valorização de biorresíduos e o tecido empresarial como fator crítico na criação de valor.

Esta conferência é promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso no âmbito do recente lançamento do projeto-piloto de recolha seletiva de biorresíduos, que abrange o centro da cidade e, ainda, Vila das Aves.

A recolha iniciou-se no corrente mês de novembro e envolve a distribuição gratuita, nas áreas de intervenção, de cerca de 1750 contentores com capacidade para 40 litros e 120 litros, destinados ao depósito de restos alimentares sólidos e restos de jardim.

Estes contentores estão a ser entregues em todas as residências do centro da cidade de Santo Tirso e, também, em estabelecimentos comerciais, serviços e instituições produtoras de maiores quantidades de biorresíduos de Vila das Aves.

Os moradores em prédios servidos por equipamentos enterrados de recolha de resíduos urbanos deverão, por seu turno, depositar os respetivos biorresíduos num marco devidamente identificado e com acesso condicionado a quem for portador de um cartão fornecido pela Câmara Municipal.

A participação na conferência do próximo dia 5 de dezembro é gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória através do link santotirsocriamaisvalor.pt.

Pode ler também...