Auto Soluções

SANTO TIRSO CELEBRA A AMIZADE COM CIDADES GEMINADAS

A Câmara Municipal de Santo Tirso assinalou os 30 anos de geminação com as cidades de Celanova (Espanha) e Mâcon (França), bem como o 25º aniversário da geminação com Cantagalo (S. Tomé e Príncipe).

Num almoço oferecido a delegações de todas as cidades geminadas com Santo Tirso, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, defendeu que “as geminações podem e devem assumir um papel preponderante no estabelecimento e alargamento de laços de amizade e fraternidade”.

Segundo o autarca, “nos 37 anos de elevação a cidade que Santo Tirso está a celebrar, já temos cerca de 34 anos de inter-relação com as nossas cidades-irmãs, permitindo o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas com vista a fortalecer os laços de proximidade e a aprofundar o intercâmbio cultural, escolar, gastronómico, associativo e empresarial”.

Este tipo de “parcerias estratégicas de desenvolvimento local” tem contribuído para a “crescente pujança económica que o Município de Santo Tirso vem demonstrando e que já se traduziu na redução, bastante significativa, da taxa de desemprego e na criação de 750 novas empresas”.

Alberto Costa entregou lembranças alusivas aos 30 anos de geminação com Santo Tirso ao presidente da Câmara de Celanova (Galiza/Espanha), António Puga Rodrigues, e à vereadora das Relações Internacionais da Câmara de Mâcon (França), Émilie Clerc. Para assinalar os 25 anos de geminação com Cantagalo (S. Tomé e Príncipe), ofereceu também uma lembrança ao respetivo presidente da Câmara, Aleixo Pires.

Aproveitou, ainda, para prestar uma homenagem póstuma a Joachim Rupert, antigo presidente da Câmara de Gross-Umstadt (Alemanha), que foi durante anos um “amigo de Santo Tirso, que se destacou pela amizade, pelo companheirismo, pela solidariedade e pela alegria”.

As delegações das cidades geminadas estão em Santo Tirso para participar nas Festas de São Bento e reforçar os laços de amizade e cooperação existentes. Entre elas figuram as cidades de Gross-Umstadt (Alemanha), Celanova (Espanha), Cantagalo (S. Tomé e Príncipe), Santa Catarina (Cabo Verde), Dicomano e Asso (Itália), Clichy, Mâcon e Saint-Péray (França).

Leia também...