quant
Fique ligado

Desporto

Santo Tirso atribui Prémios de Mérito Desportivo a 200 atletas (c/video)

Para além do Prémio Carreira, foram também entregues os troféus relativos à época 2021/22 que distinguem os vencedores entre os nomeados nas categorias de Desporto Adaptado, Treinador do Ano, Associação Desportiva/Clube do Ano, Atleta Feminina do Ano, Atleta Masculino do Ano e Equipa do Ano.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

José Pacheco, antigo ciclista natural de Agrela, atleta olímpico e vencedor da Volta a Portugal de 1962, foi homenageado ontem à noite ao ser distinguido, a título póstumo, com o Prémio Carreira, entregue no decorrer da II Gala do Desporto de Santo Tirso.

A distinção foi recebida por José Pedro Pacheco, filho do antigo ciclista, e culminou uma cerimónia em que foram entregues prémios de mérito desportivo às personalidades e instituições desportivas que se destacaram nas épocas 2019/20, 2020/21 e 2021/22.

Falecido em 2005, José Pacheco é reconhecido como o mais notável ciclista natural de santo Tirso e ficou para a história da modalidade como um dos poucos sprinters a ganhar uma Volta a Portugal, mantendo ainda hoje o recorde de etapas ganhas numa só edição – oito. O feito aconteceu em 1962, dois antes de ter participado nos Jogos Olímpicos de Roma (1964), o que fez dele o primeiro atleta olímpico tirsense.

O prémio foi entregue ao filho de José Pacheco pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Nuno Linhares, e pela vereadora do Desporto, Sara Moreira.

Para além do Prémio Carreira, foram também entregues os troféus relativos à época 2021/22 que distinguem os vencedores entre os nomeados nas categorias de Desporto Adaptado, Treinador do Ano, Associação Desportiva/Clube do Ano, Atleta Feminina do Ano, Atleta Masculino do Ano e Equipa do Ano.

Vitinha, atual futebolista do Paris Saint-Germain, natural de Vila das Aves, foi eleito Atleta do Ano graças à presença na seleção nacional que disputou o Mundial do Catar, bem como às conquistas dos títulos de campeão nacional e de vencedor da Taça de Portugal com a camisola do F.C. Porto.

Além de Vitinha, estavam nomeados para este prémio Armindo Araújo (Ralis), João Vale (Moto 4 Todo-o-Terreno/Motocrosse) e Francisco Ferreira (Karaté).

Na categoria de Atleta Feminina do Ano, o troféu foi para Daniela Ferreira, conhecida no mundo do futsal por ‘Pisko’. A jogadora do G.C.R. Nun’Álvares somou os títulos de vice-campeã europeia, vencedora da Taça de Portugal e da Taça da Liga e, ainda, vice-campeã nacional de futsal.

Estavam nomeadas, além de Pisko, Bárbara Venâncio (Patinagem Artística), Mariana Almeida (Natação) e Vera Barbosa (Trail/Skyruning).

O prémio de Clube/Associação Desportiva do Ano foi para o Ginásio Clube de Santo Tirso, que conta com vários atletas campeões regionais e nacionais em diversas modalidades. Tem, ainda, as equipas de andebol e voleibol masculinas na 1ª divisão, disputando, assim, os principais escalões nacionais das respetivas modalidades.

Anúncio

Estavam, também, nomeados o C.D. São Salvador do Campo, o F.C. Vilarinho e a Associação Recreativa de Rebordões.

Por seu turno, o Prémio Equipa do Ano foi atribuído à equipa masculina de Andebol do Ginásio Clube de Santo Tirso, distinguindo assim o facto de ter subido à 1ª divisão na época 2021/22. Também nomeadas estavam as equipas de Voleibol masculino do Ginásio Clube de Santo Tirso, de Ténis de Mesa da CAID e de Futebol sénior masculino da U.D. Social de Roriz.

No Desporto Adaptado, o prémio foi entregue a Pedro Azevedo, atleta da CAID, que se sagrou campeão do mundo ITAAD de Ténis de Mesa em 2022 e conquistou o terceiro lugar no campeonato nacional da modalidade. Recebeu, também, o Diploma Internacional 20721 de Campeão da Europa nos Euro TriGames Ferrara 2021.

Além de Pedro Azevedo, estavam nomeados João Correia (Atletismo), Cátia Andrade (Atletismo) e André Mesquita (Ténis de Mesa, Karaté e Futsal).

Na categoria de Treinador do Ano, o prémio foi para Luciano Gomes, treinador da equipa de Ténis de Mesa da CAID, onde orienta vários campeões regionais, nacionais e internacionais. Estavam, também, nomeados Danilo Ventura (equipa sénior masculina de Andebol do Ginásio Clube de Santo Tirso), Hugo Sousa (equipa sénior masculina de Voleibol do Ginásio Clube de Santo Tirso) e Nélson Costa (equipa sénior masculina de futebol da U.D. Social de Roriz).

Os distinguidos foram eleitos por votação de um júri, composto por Ricardo Gonçalves (coordenador da Divisão de Desporto da Câmara de Santo Tirso), Jorge Machado (Embaixador para a Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e da Juventude), Sérgio Sousa (dirigente da Federação Portuguesa de Ciclismo), Miguela Carriço (diretora da Associação de Ginástica do Norte e membro do Comité-Técnico de Ginástica Rítmica da Federação de Ginástica de Portugal) e Vítor Teixeira (atleta de Trail pela associação MOOVE e atleta de BTT/Ciclocrosse pela Rio Natura).

A lista de nomeados resultou dos nomes propostos por uma Comissão de Indicação, após análise do desempenho das personalidades e instituições desportivas de Santo Tirso na época 2021/22.

A Gala do Desporto de Santo Tirso distinguiu, ainda, cerca de 200 atletas que se sagraram campeões regionais entre 2019 e 2022, bem como todos os que alcançaram lugares de pódio em competições nacionais e internacionais. Foram, ainda, distinguidos os atletas que representaram as seleções nacionais de Portugal nas respetivas modalidades.

Anúncio

Pode ler também...