https://emac.autosolucoes.pt/

Romaria de S.Gonçalo, em Covelas, na Trofa, está a ser preparada

Está a ser preparada desde novembro a romaria de S. Gonçalo, em Covelas (Trofa), para 2022. As festividades estão previstas para 21, 22, 23 e 24 de Janeiro, desde que a pandemia o permita.

Ao Jornal do Ave o presidente da comissão de festas, o pároco José Ramos, afirmou que já receberam o parecer positivo por parte da GNR da Trofa e que nos próximos dias vão efetuar os pedidos de licenciamentos junto da Câmara Municipal. “Vai ser uma festa mais pequena que o habitual. Em termos religiosos mantemos o que temos tido nos outros anos (as missas e as procissões na tarde de domingo e no final da missa de segunda feira), e em termos profanos a atuação da Banda Myllenium, na noite de sábado”.

Segundo Manuel Fernandes Rocha, vice-presidente da comissão de festas, “temos de fazer uma festa pequena pois só começamos a angariar verbas em novembro”. “Ainda não sabemos se vamos colocar ornamentação nas ruas ou só na envolvente da Capela e mesmo o fogo de artificio, se existir, vai ser uma coisa pequena, pois não temos muito dinheiro”.

A festa de S. Gonçalo é a primeira romaria do concelho da Trofa. No domingo, são esperados milhares de pessoas que, a pé, de bicicleta, de cavalo, de mota ou de carro, se deslocam a Covelas para provar o rojão e o vinho novo. E os mais devotos aproveitam ainda para puxar a bengala do Santo para arranjar um marido.

Leia também...