quant
Fique ligado

Santo Tirso

Requalificação da rua João Bento Padilha arranca em Janeiro de 2024 em Vila das Aves (c/video)

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, apresentou ontem à noite o projeto de requalificação da Rua João Bento Padilha, em Vila das Aves. Representando um investimento de 800 mil euros, a empreitada deverá arrancar em janeiro de 2024 e enquadra-se no trabalho em curso de qualificação do centro urbano de Vila das Aves.

Segundo Alberto Costa, o projeto está em linha com a revisão do Plano Municipal de Mobilidade sustentável, que passou a incluir Vila das Aves. “Ou seja, genericamente, a intervenção tem como objetivo dar primazia ao peão, moderar a velocidade de circulação das viaturas através da implementação de medidas de acalmia, optar por pisos mais confortáveis para estimular a mobilidade suave, melhorar o mobiliário urbano e a qualidade do espaço público e, ainda, contribuir para cumprir as metas ambientais acordadas entre o Governo e a União Europeia até 2030”, explicou.

Com 7400 metros quadrados de área a intervencionar e um prazo de execução de oito meses, a concretização do projeto de requalificação da Rua João Bento Padilha representa – ainda segundo Alberto Costa – o cumprimento de um compromisso eleitoral.

Este projeto foi apresentado numa sessão pública aberta à população, que culminou um dia inteiramente dedicado pelo autarca a Vila das Aves, no âmbito da iniciativa Presidência Mais Próxima.

A empreitada vai envolver o melhoramento do desenho da Rua João Bento Padilha, a substituição do piso em paralelo pela pavimentação em betão betuminoso, o alargamento dos passeios, a criação de pequenas praças e zonas ajardinadas e, também, a instalação de semáforos de emergência junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves.

Além disso, Alberto Costa revelou “que será feito um reordenamento dos lugares de estacionamento, que irão aumentar de 20 para 24, sendo que dois serão para pessoas com mobilidade reduzida”.

“Serão também acrescentadas mais zonas de atravessamento para peões e criadas passadeiras sobre-elevadas para aumentar a segurança pois vão obrigar a uma redução da velocidade das viaturas”, acrescentou.

A intervenção na Rua João Bento Padilha vai envolver, ainda, o reforço da estrutura arbórea, com a plantação de mais 40 árvores novas, para além das 35 já existentes. “Estaremos, assim, a aumentar o número de espaços verdes e, juntamente com a criação de pequenas praças e zonas ajardinadas, a implementar novas zonas de estadia para os peões, que com isto ganham espaços agradáveis para passarem alguns momentos ao ar livre”, disse o presidente da Câmara de Santo Tirso.

Após a apresentação deste projeto, Alberto Costa aproveitou para anunciar o investimento seguinte. “Não iremos ficar por aqui, a requalificação urbana de Vila das Aves é uma realidade, pois já estamos a trabalhar, também, na requalificação da Avenida 4 de Abril de 1955”, disse.

“O projeto está na sua fase final de execução”, revelou o autarca, acrescentando que “deverá ficar concluído em janeiro de 2024”.

“Com um investimento estimado de 1,3 milhões de euros, a empreitada de requalificação da Avenida 4 de Abril de 1955 tem data prevista de conclusão no segundo semestre de 2025”, referiu Alberto Costa. A propósito, sublinhou a preocupação da Câmara Municipal de Santo Tirso em não sobrepor esta obra à da Rua João Bento Padilha.

Anúncio

Pode ler também...