quant
Fique ligado

Santo Tirso

Regulador atesta que água da rede pública de Santo Tirso e Trofa é totalmente segura

Em Santo Tirso e na Trofa, o indicador “água segura” ficou muito próximo dos 100%, fixando-se nos 99,91%

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Os dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) sobre a qualidade da água são novos, mas a conclusão mantém-se positiva: confirma-se “a manutenção do patamar de excelência na qualidade da água fornecida na torneira dos portugueses”, como pode ler-se no site do regulador da água.

Em Portugal, a segurança da água da torneira ronda os 99%, desde 2015. Em 2022 (ano dos dados mais recentes), a percentagem situou-se concretamente nos 98,88%. A avaliação foi feita com base nas mais de 600 mil análises realizadas pelas empresas de abastecimento de água, a nível nacional.

Em Santo Tirso e na Trofa, o indicador “água segura” ficou muito próximo dos 100%, fixando-se nos 99,91%. Um resultado obtido a partir das 1.405 análises realizadas, em 2022, no âmbito do Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA).

Estas análises, da responsabilidade da INDAQUA Santo Tirso/Trofa, foram feitas em laboratórios devidamente credenciados, para garantir a isenção dos resultados. Os resultados são divulgados publicamente, no site da empresa.

Para além dos testes obrigatórios à água previstos no PCQA, a INDAQUA Santo Tirso/Trofa reforça-as com um conjunto de análises complementares. Desta forma, é garantida uma monitorização mais próxima da qualidade da água e a rápida atuação das equipas, quando são detetadas alterações nos parâmetros devidos.

No relatório “Controlo da qualidade da água para consumo humano”, é também referido que a INDAQUA Santo Tirso/Trofa faz chegar 8.142 m3 de água por dia a mais de 75 mil pessoas.

“Por uma questão de saúde, é fundamental que a água que consumimos seja totalmente segura. Em Santo Tirso e na Trofa, a INDAQUA consegue dar essa garantia à população, de forma permanente. O mesmo não acontece quando falamos de furos e poços particulares, cujo controlo é muito escasso. As captações estão, muitas vezes, contaminadas, mesmo quando essa contaminação não é detetável pelo sabor, cor ou cheiro da água”, explica Anabela Alves, Diretora Geral da INDAQUA Santo Tirso/Trofa.

De recordar que 85% dos poços e furos particulares de Santo Tirso e Trofa têm água imprópria para consumo humano, de acordo com os resultados de um conjunto de análises de laboratório oferecidas pela INDAQUA Santo Tirso/Trofa a consumidores domésticos e particulares.

Pode ler também...