https://emac.autosolucoes.pt/

Rali de Santo Tirso regressa com super especial noturna

O regresso da Super Especial noturna, junto ao Mosteiro de São Bento, é a principal novidade da edição deste ano do Rali de Santo Tirso, que se realiza no próximo dia 7 de maio.

Promovida pela Câmara Municipal e pelo Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST), a prova realiza-se, pela primeira vez, integralmente no mesmo dia, com a Super Especial a ser um dos momentos mais aguardados, dada a sua espetacularidade.

O pulsar do Rali de Santo Tirso vai, no entanto, começar a fazer-se sentir no dia anterior, sexta-feira, com a abertura de uma Fun Zone, na Praça 25 de Abril, entre as 18h00 e as 24h00. O espaço vai contar com várias atividades dirigidas aos adeptos da modalidade. Entre elas, está prevista uma sessão de autógrafos, pelas 20h00, com a presença do piloto Armindo Araújo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “este é um evento que traz muita gente ao concelho, o que acrescenta valor ao nosso turismo e ao património paisagístico”. Quanto ao regresso da Super Especial, que não se realizou no ano passado devido às restrições impostas pela pandemia, o autarca considera ser “uma excelente notícia, pois é um momento sempre muito esperado por todos”.

O percurso da Super Especial de Santo Tirso (PEC 7) terá início na Rua de S. Bento, desce para a rotunda do Mosteiro, seguindo pela ponte do Rio Ave. Dá a volta por baixo da ponte do caminho-de-ferro e regressa à rotunda e ao parque estacionamento do Mosteiro, terminando em direção à Rotunda da Rua Albino Sousa Cruz.

Relativamente ao percurso da prova, existirão passagens pelos 8,45 quilómetros da Mourinha (Hortal – PEC 1), com início junto à pedreira e fim antes do cruzamento da Rua Arciprestes. O troço Refojos/Assunção (PEC 2), com 9,1 quilómetros de extensão, tem início na Rua de Frinjos, terminando no cruzamento com o CM 1105 (desce o monte da Assunção em direção à Igreja de S. Miguel do Couto).

A edição deste ano do Rali de Santo Tirso vai ter 75 carros em competição, totalizando 150 participantes, e insere-se no Campeonato Start Norte de Ralis, integrando o Calendário Nacional de Ralis da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

A competição vai terminar por volta das 23h00, após a realização da Super Especial, com a entrega dos prémios, na Praça 25 de Abril, frente à Câmara Municipal de Santo Tirso. 

Alterações ao trânsito e estacionamento

A realização do Rali de Santo Tirso vai obrigar à proibição do estacionamento e do trânsito em às seguintes artérias do concelho:

Estacionamento proibido:

Das 06h00 de 6 de maio às 24h00 de 7 de maio:

Parque de Estacionamento da Feira

Das 14h00 de 6 de maio às 24h00 de 7 de maio:

Largo Abade Pedrosa

7 de maio (das 0h00 às 24h00):

Rua de Monsenhor João Gonçalves da Costa

Avenida Unisco Godiniz

Avenida Soeiro Mendes da Maia

Alameda da Ponte

7 de maio (das 08 às 24h00):

Parque Superior de Estacionamento da Câmara Municipal

Trânsito interrompido:

7 de maio (das 0h00 às 24h00):

Rua S. João de Brito

7 de maio (das 13h00 às 24h00):

– entre a 2ª, 4ª e 6ª passagens do PEC Refojos/Assunção –

Início da Rua de Frinjos

Rua de Leça

Rua Granja

Subida para Valinhas até ao cruzamento da Igreja de Monte Córdova

Cruzamento à esquerda em direção à Assunção

Lugar da Abelha (na ER 319 e cruzamento com CM 1105)

7 de maio (das 19h00 às 24h00):

Alameda da Ponte

Avenida Soeiro Mendes da Maia

Avenida Unisco Godiniz

Rua de Monsenhor João Gonçalves da Costa

Rua de S. Bento

7 de maio (entre a 1ª, 3ª e 5ª passagens no PEC Mourtinha/Hortal):

Rua da Boavista

Rua Candeeiras

Rua de Quintão

Cruzamento de Cabanas na rua de S. Tomé

Rua Principal CM 1115

Cruzamento com o CM 1116

Cruzamento da EN 319 R

Rua Arciprestes

Leia também...