quant
Fique ligado

Biz & Tech

Portugal 2030: Oportunidade Ímpar para alavancar inovação, sustentabilidade e internacionalização

Paulo Fernandes

Publicado

em

Publicidade

As empresas da indústria em Portugal têm agora à sua disposição uma oportunidade única para impulsionar o seu crescimento e inovação através dos tão aguardados Fundos do Portugal 2030. Este programa inovador, concebido para catalisar o desenvolvimento económico e tecnológico, promete oferecer recursos financeiros significativos para impulsionar a competitividade e sustentabilidade das empresas portuguesas, bem como para fomentar a sua presença a nível global.

O Portugal 2030 emerge como um marco significativo na jornada de desenvolvimento sustentável e modernização do país. Este plano, fruto do Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, estabelece uma visão estratégica para a aplicação de um montante global de 23 mil milhões de euros entre 2021 e 2027. A distribuição deste valor significativo será feita através de uma série de programas temáticos e regionais, abrindo um leque de oportunidades para diversos beneficiários, incluindo particulares, empresas, autarquias, e outras entidades.

O programa Portugal 2030 é articulado em torno de cinco objetivos estratégicos e um objetivo específico da União Europeia, visando abordar as necessidades multifacetadas da sociedade portuguesa e alinhar-se com os desafios globais contemporâneos. Estes objetivos, que incluem “Portugal + Inteligente”, “Portugal + Conectado”, “Portugal + Próximo dos Cidadãos”, “Portugal + Verde”, e “Portugal + Social”, refletem uma abordagem holística e integrada para o desenvolvimento.

  • Portugal + Inteligente coloca ênfase na investigação, inovação, digitalização e competitividade das empresas portuguesas. Através deste pilar, pretende-se promover uma especialização inteligente, apoiando a transição industrial e incentivando o empreendedorismo.
  • Portugal + Conectado visa melhorar as infraestruturas de transporte, com especial atenção à ferrovia, melhorando a mobilidade de pessoas e bens. Este objetivo não só potencia a qualidade de vida interna, mas também aumenta a atratividade e a competitividade de Portugal nos mercados nacionais e internacionais.
  • Portugal + Próximo dos Cidadãos foca-se em estratégias de desenvolvimento local que promovam a coesão social e territorial. Este aspeto é crucial para garantir que o crescimento e o desenvolvimento beneficiem todas as regiões e comunidades de Portugal, respeitando as suas singularidades.
  • Portugal + Verde acompanha a emergência climática global, apostando na transição para uma economia verde. Este pilar inclui a descarbonização, a eficiência energética, o reforço das energias renováveis, a inovação e a economia circular, bem como a promoção da mobilidade sustentável.
  • Portugal + Social, por sua vez, dedica-se à melhoria das qualificações da população, à igualdade de acesso aos cuidados de saúde, ao fomento de emprego de qualidade e à inclusão social. Este objetivo segue as prioridades estabelecidas no Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
  • Portugal + Transição Justa visa garantir que a transição para uma economia sustentável e neutra em carbono seja equitativa, não deixando ninguém para trás.

À data de redação deste artigo, o PT2030 já conta com 85 operações aprovadas com um investimento de 577 M€ de fundos europeus. Na Vértice estamos já a trabalhar o Portugal 2030 desde 2022, com cerca de 30M€ sob gestão. Se pretender preparar a sua candidatura entre em contacto connosco, para que consigamos encontrar o programa que mais se adequa ao seu projeto.

Pode ler também...