quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

PAN de Famalicão promove digital talk sobre endometriose

A Comissão Política Concelhia do PAN de Vila Nova de Famalicão organiza, a 1 de março, quarta-feira, às 21h15, um evento sobre endometriose.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Comissão Política Concelhia do PAN de Vila Nova de Famalicão organiza, a 1 de março, quarta-feira, às 21h15, um evento sobre endometriose. A digital talk tem como objetivo esclarecer algumas questões sobre esta doença que afeta uma em cada dez mulheres. Esta conferência vem em desenvolvimento da proposta apresentada pelo partido na Assembleia da República, dando reconhecimento ao dia 1 de março como “Dia Nacional da Endometriose e Adenomiose”.

Vários projetos relacionados a este tema foram debatidos pela Assembleia da República, a 16 de fevereiro. “É importante conhecer a realidade desta doença que afeta tantas pessoas no nosso país e em particular no nosso concelho, perceber como o SNS está a dar resposta a este problema e o que podemos fazer, também a nível local, para que as pessoas consigam obter o mais rapidamente possível um diagnóstico e tratamento adequados dentro das características da própria doença que se manifesta de inúmeras formas e tem um caráter crónico e incapacitante”, enunciou Sandra Pimenta, representante do partido político.

“Só o PAN apresentou quatro projetos e apenas um foi aprovado. Numa altura em que vivemos uma maioria absoluta, é inaceitável que não se diligenciem esforços para resolver problemas de fundo na área da saúde e este chumbo significa empurrar o problema com a barriga, ignorando os alertas da população portuguesa e menosprezando as dificuldades diárias destas mulheres”, continua Sandra Pimenta.

Neste evento estará presente Margarida Martinho, médica especialista, Susana Fonseca, presidente da Associação MulherEndo, e Marta Ribeiro e Clara Ferreira, duas famalicenses que darão o depoimento sobre como é viver com a endometriose.

A digital talk será transmitida, em direto, nas redes sociais do partido PAN e terá incluída tradução em Língua Gestual Portuguesa, https://www.facebook.com/events/3522321371421021/.

Bárbara Pereira

Pode ler também...