quant
Fique ligado

Santo Tirso

Música, arraial e procissão marcam festas de S. Bento

Música, arraial e religiosidade são palavras que resumem a edição deste ano das festas de S. Bento, em Santo Tirso.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Música, arraial e religiosidade são palavras que resumem a edição deste ano das festas de S. Bento, em Santo Tirso. A maior romaria da cidade arranca a 6 de julho para um programa de atividades recheado e que tem, desde logo, quatro cabeças de cartaz.

O palco da Praça 25 de Abril, junto aos Paços do Concelho prometem atrair público de todas as idades e gostos, com os concertos de Toy, no segundo dia de festa, Fernando Daniel, a 8 de julho, Wet Bed Gang, no dia 9, e David Carreira, no dia 10.
No que toca a música, destaque para o concerto da fadista Teresinha Landeiro, no último dia da festa, 11 de julho, na Quinta de Fora, e para os espetáculos dos artistas tirsenses, no Arraial dos Carvalhais, durante todo o evento.
No primeiro dia, às 22h00, sai à rua a tradicional Arruada de Bombos do Concelho, em desfile pela cidade, dando-se assim um sonoro sinal de início de romaria.
O “Há Baile no Largo”, na praça Coronel Baptista Coelho, garantirá que a festa se prolongará pela noite dentro, com a passagem de vários DJ, como Pedro Rodrigues, António Paiva e Pette (7 de julho), Rui B. Machado e Echo Sound (dia 8) e Vítor Oliveira e Los Bravos (dia 10).
As sessões de fogo de artifício estão marcadas para a noite de 8 de julho, no Largo Abade Pedrosa, e no dia 10, sobre o Rio Ave.
À festa ficam também associadas as comemorações do aniversário da elevação de Santo Tirso a Cidade. No dia 8, às 11h00, decorre a sessão solene, nos Paços do Concelho.
Do ponto de vista religioso, destaque para a realização da procissão de S. Bento, que já não se realiza há mais de meio século. A cerimónia está marcada para as 17h00 de 9 de julho, domingo, dia em que também se celebram missas às 09h00 e às 11h30, na Igreja Matriz.
No dia 11, Feriado Municipal, a partir das 05h00, realiza-se a tradicional Peregrinação a S. Bento, seguindo-se as missas em honra de S. Bento, às 07h00, 09h00 e 11h00, na Escola Agrícola Conde de S. Bento. As celebrações religiosas prosseguem às 18h00, com a Missa Solene, na Igreja Matriz.
Entre as novidades deste ano destaque, também, para o espaço “Há Comida na Praça”, que vai animar a Praça Conde S. Bento com ofertas gastronómicas alternativas.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “depois do estrondoso sucesso do ano passado, em que foi batido o recorde de visitantes, o desafio da autarquia e da Comissão de Festas foi acrescentar atrativos que permitam aumentar ainda mais o enorme retorno que as festas de S. Bento trazem à cidade, tanto em termos económicos, como de notoriedade e de cultura”.
O programa das Festas de S. Bento inclui, ainda, a realização, de 6 a 11 de julho, da Exposição de Colecionismo “S. Bento”, no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.
No dia 8, o programa de promoção da atividade física “Santo Tirso a Mexer” promove um Sunset, a partir das 17h00, e no dia 9 realiza-se o 19º Concurso de Pesca de S. Bento, nas margens do rio Ave, organizado pela Associação Recreativa da Torre, com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso.
De 6 a 11 de julho, as Festas de S. Bento vão passar, ainda, pela Praça D. Maria II, com diversões infantis e comércio de rua, pela Alameda da Ponte, onde ficarão instalados o Parque de Diversões e espaços de venda de artesanato, e pelos Jardins Ribeiro Miranda, que voltarão a ser espaço de restauração.

Pode ler também...