quant
Fique ligado

Desporto

Mestre Joaquim Fernandes homenageado com prémio carreira na Gala do Desporto (c/video)

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Santo Tirso distinguiu, ontem à noite, cerca de 120 atletas do concelho que se notabilizaram na época desportiva de 2022/2023, no decorrer da terceira edição da Gala do Desporto. Na cerimónia foi também entregue o Prémio Carreira a Joaquim Fernandes, o mais conceituado árbitro português da Federação Mundial de Karaté, fundador do Karaté Shotokan de Vila das Aves e treinador de vários campeões nacionais e internacionais da modalidade.

Ao longo de cerca de duas horas, desfilaram pelo palco montado no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso atletas, treinadores e dirigentes de clubes e associações desportivas do concelho, numa cerimónia presenciada por centenas de convidados e muito público.

Segundo o presidente da Câmara, Alberto Costa, “a Gala do Desporto foi criada com o objetivo de prestar uma justa homenagem a todos aqueles que, com o seu esforço, talento e dedicação se destacaram nas suas modalidades, servindo, igualmente, como um incentivo não só para eles, mas também para todos os outros que ainda não atingiram os mais altos níveis de desempenho”.

“Nesta Gala nota-se, ano após ano, que Santo Tirso é um município cada vez mais eclético em termos de modalidades desportivas e isso deve-se, em grande parte, à estratégia de apoio da Câmara Municipal, que procura tratar todos por igual”, acrescentou.

Alberto Costa sublinhou, a propósito, que o ano 2024 regista o maior apoio financeiro de sempre da Câmara Municipal aos clubes e associações desportivas do concelho, graças à criação do Regulamento de Apoio ao Associativo Desportivo, aprovado no final de 2023.

“Este ano, o apoio do Município ao abrigo dos contratos-programa supera, pela primeira vez, um milhão de euros, visando financiar de forma transversal todas as modalidades”, realçou.

O momento alto da Gala do Desporto deste ano foi a atribuição do Prémio Carreira ao Mestre Joaquim Fernandes, entregue pelo presidente da Câmara perante o aplauso generalizado da plateia e a surpresa do distinguido.

“Foi um segredo bem guardado, não sabia que ia receber esta distinção que significa muito para mim”, confessou, no final, o conceituado árbitro internacional e treinador de Karaté.

“A humildade deve fazer parte de qualquer desportista, mas logicamente que eu fiquei muito contente com este reconhecimento da autarquia pelo trabalho que desenvolvi nestes quase 40 anos de dedicação ao desporto”, afirmou.

Fundador do Karaté Shotokan de Vila das Aves, Joaquim Fernandes foi o grande impulsionador do desenvolvimento da modalidade no concelho, formando vários atletas que se sagraram campeões a nível nacional e internacional. Atualmente é, também, o mais conceituado árbitro português da Federação Mundial de Karaté, tendo já alcançado o primeiro lugar do ranking internacional.

Anúncio

Além do Prémio Carreira, foram entregues troféus, relativos à época 2022/2023, que distinguem os vencedores entre os nomeados nas categorias de Desporto Adaptado, Treinador do Ano, Associação Desportiva/Clube do Ano, Atleta Feminina do Ano, Atleta Masculino do Ano e Equipa do Ano.

O piloto de ralis Armindo Araújo e a jogadora de futsal Daniela Ferreira, conhecida por Pisko, foram os vencedores dos prémios Atleta Masculino do Ano e Atleta Feminino do Ano, respetivamente.

O troféu de Treinador do Ano foi entregue à treinadora de natação Sandra Santa Bárbara, do Ginásio Clube de Santo Tirso.

O ténis de mesa da CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente viu o seu praticante Pedro Azevedo ser distinguido com o prémio Atleta do Ano Desporto Adaptado.

Já o prémio para o Clube/Associação Desportiva do Ano foi entregue ao Ginásio Clube de Santo Tirso, que teve, também, a sua equipa sénior de voleibol de praia distinguida com o troféu para a Equipa do Ano.

Os distinguidos foram eleitos por votação de um júri, composto por Ricardo Gonçalves (coordenador da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Santo Tirso), Jorge Machado (Embaixador para a Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e da Juventude), Sílvia Alves (presidente do Centro de Atletismo de Santo Tirso), João Correia (atleta paralímpico) e Filipa Fernandes (vice-presidente da Federação de Ginástica de Portugal e diretora para as valências de apoio ao Alto Rendimento da Federação de Ginástica Rítmica).

A lista de nomeados – quatro por cada categoria – resultou dos nomes propostos por uma Comissão de Indicação, após análise do desempenho das personalidades e instituições desportivas de Santo Tirso na época 2022/2023.

A Gala do Desporto de Santo Tirso distinguiu, ainda, mais de uma centena de atletas que se sagraram regionais na última época, bem como todos os que alcançaram lugares de pódio em competições nacionais e internacionais. Foram, ainda, distinguidos os atletas do concelho que representaram seleções nacionais de Portugal nas respetivas modalidades.

Pode ler também...