quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Melão Casca de Carvalho e Vinho Verde são a conjugação perfeita de 4 a 6 de agosto na Praça

Depois do sucesso da primeira edição, o “Verde Melão” está de regresso à Praça – Mercado Municipal de Famalicão

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Depois do sucesso da primeira edição, o “Verde Melão” está de regresso à Praça – Mercado Municipal de Famalicão, trazendo consigo emblemáticos produtos da nossa região: o melão casca de carvalho, o vinho verde e o fumeiro. “Verde Melão” acontece de 4 a 6 de agosto, com entrada livre.

O sumarento melão casca de carvalho volta a estar em destaque, pelas mãos e sabedoria dos produtores Augusto Martins e Joaquim Gonçalves, que trazem consigo os melhores exemplares da colheita, numa experiência de sabores sem igual.

E porque uma boa fatia de melão assenta bem com um belo copo de vinho verde da nossa região, vão igualmente marcar presença no certame: a Casa Agrícola de Compostela, os Vinhos Castro e a Frutivinhos.

A preceito do ano passado, também haverá fumeiro à mistura, com os produtores famalicenses: Fumeiro do Fernando, Fumeiro Rosa Mendes e Talho Divino Salvador, que vão trazer algumas das suas melhores iguarias.

Para além da venda e degustação dos produtos típicos da região, durante o “Verde Melão” haverá ainda a realização de dois showcookings, dinamizados do Chef famalicense Álvaro Costa, nos dias 4 e 5 de agosto, pelas 18h00. No primeiro dia, a cozinha ficará a cargo da responsável pela cozinha do projeto “Stramuntana” (Vila Nova de Gaia), Chef Lídia Brás, e no segundo dia, do Chef Manuel Ferreira, Chef executivo do grupo hoteleiro, Art and Soul, e do restaurante “Galeria do Largo” (Porto).

O programa também abrange uma atividade dirigida aos emigrantes famalicenses.

“Celebrar o Verão #Emigrantes #Famalicão” tem como finalidade promover os produtos tradicionais da nossa região junto da comunidade emigrante, que está de regresso ao concelho por esta altura, e acontece no sábado, dia 5, entre as 18h00 e as 23h00.

Ainda no âmbito do “Celebrar o Verão”, os emigrantes famalicenses que durante este período passarem pelo stand “Famalicenses no Mundo”, receberão um voucher para degustação dos ‘produtos-estrela’ do “Verde Melão”.

Durante os três dias do evento, animação também é coisa que não vai faltar com o workshop “Danças do Mundo”, no dia 4, pelas 15h30, uma atividade inserida no FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Famalicão, que decorre esse fim de semana, e animação musical, com concertos protagonizados por ACAFADO (sexta-feira, às 21h30), Costinha (sábado, às 21h30), e Jorge Lomba (domingo, às 17h00).

Mais informações sobre a iniciativa “Verde Melão” estão disponíveis em www.famalicao.pt/verde-melao-2023 .

Pode ler também...