quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Mais de 2000 inscritos na Meia-Maratona de Famalicão

A atleta famalicense Vanessa Carvalho é a madrinha da 9.ª Meia Maratona de Famalicão, corrida que vai trazer às estradas do concelho mais de 2000 participantes

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A atleta famalicense Vanessa Carvalho é a madrinha da 9.ª Meia Maratona de Famalicão, corrida que vai trazer às estradas do concelho mais de 2000 participantes, divididos pela prova de 21 quilómetros e pela corrida e caminhada de 10km, que se realizam na manhã de domingo, 15 de outubro, às 09h30.

«É uma honra e enorme orgulho para mim ser madrinha da prova na minha terra. Apesar de não poder competir nos 21km nesta fase da minha preparação, vou estar a apoiar todos os que vão participar e dessa forma retribuir o imenso carinho que recebo dos famalicenses, que tantas vezes me acompanham no treino e me incentivam nas provas» disse Vanessa Carvalho, vencedora da Maratona do Porto em 2022 e atleta muito acarinhada pelos famalicenses. 

A corrida de 21km cruza-se com alguns dos mais belos e emblemáticas espaços da cidade de Vila Nova de Famalicão, com boa parte do circuito desenhado no perímetro urbano, seguindo depois a corrida pelas estradas nacionais 206 (Famalicão-Guimarães) e 309 (Vale S.Martinho-Braga) até Vale S.Cosme, regressando em sentido inverso até à meta no parque de estacionamento do Citeve, junto ao Parque da Devesa.

«É um evento desportivo que expressa a vitalidade do movimento associativo, do crescente número de atletas e que tem muita participação popular, o que muito nos agrada, pelo fomento da cultura desportiva no concelho», referiu o vereador do Desporto do Município.

Pedro Oliveira evidenciou um outro dado, «são 14 as nacionalidades dos atletas inscritos – e muitos os participantes que vem de fora do concelho – que realça a aposta de promover a valorização do território através do desporto e do turismo desportivo. Muitos dos que vem valorizam a qualidade organizativa que temos colocado nesta Meia Maratona».

A prova vai poder ser acompanhada em tempo real, numa aplicação disponibilizada pela Runporto, entidade parceira do município na organização da corrida. «É uma das novidades deste ano, que permite aos familiares acompanhar a Meia Maratona» disse Jorge Teixeira, diretor geral da Runporto. «Temos muita expetativa nesta edição, que pode ter resultados desportivos surpreendentes», acrescentou.

Recorde-se que em 2022, Dulce Félix e Hélio Gomes foram os vencedores da corrida de 21km e Jéssica Pontes e Hugo Santos os mais rápidos na prova de 10km.

Entre os inscritos para esta edição da Meia Maratona de Famalicão, o atleta mais velho no setor masculino tem 72 anos e no setor feminino 64 anos.

Pode ler também...